21 de fevereiro de 2025

Atividade industrial paulista registra queda em fevereiro, aponta Sensor

O Sensor, uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada desde 2006, apontou queda na atividade industrial paulista no mês de fevereiro de 2025. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.

As vendas marcam 42,8 pontos, uma redução de 11,2 pontos em comparação a janeiro/25 (54,0 pontos); os estoques registraram 46,6 pontos em fevereiro e, apesar da alta de 3,3 pontos em comparação ao mês anterior (43,3 pontos), a permanência do indicador abaixo dos 50,0 pontos sinaliza percepção dos empresários de estoques acima do planejado nas indústrias paulistas em fevereiro.

O indicador de mercado (que representa a percepção sobre o setor de atuação) fecha este levantamento em 46,7 pontos, com queda de 1,1 ponto em comparação a janeiro/25 (47,8 pontos) e de 3,0 pontos se comparado a fevereiro/24 (49,7 pontos). Ao permanecer abaixo dos 50,0 pontos, os empresários industriais paulistas sinalizam retração do mercado de atuação de suas empresas.

Os investimentos encerram o mês em 49,9 pontos. O registro é 3,2 pontos superior a janeiro/25 (46,7 pontos) e 1,4 ponto inferior a fevereiro/24 (51,3 pontos). O resultado deste mês, próximo dos 50,0 pontos, sinaliza estabilidade dos investimentos do setor nesta leitura.

Por fim, os empregos fecham fevereiro em 50,7 pontos. O resultado é 1,2 ponto inferior se comparado ao mês anterior (51,9 pontos). Apesar da queda, ao permanecer acima da linha dos 50,0 pontos, é mantida a sinalização de expansão dos empregos. A última vez em que o indicador esteve abaixo dos 50,0 pontos foi em fevereiro/24 (49,2 pontos).

O objetivo da pesquisa Sensor é captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura.

Fonte: FIESP

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais