21 de fevereiro de 2025

Atividade industrial paulista registra queda em fevereiro, aponta Sensor

O Sensor, uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada desde 2006, apontou queda na atividade industrial paulista no mês de fevereiro de 2025. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.

As vendas marcam 42,8 pontos, uma redução de 11,2 pontos em comparação a janeiro/25 (54,0 pontos); os estoques registraram 46,6 pontos em fevereiro e, apesar da alta de 3,3 pontos em comparação ao mês anterior (43,3 pontos), a permanência do indicador abaixo dos 50,0 pontos sinaliza percepção dos empresários de estoques acima do planejado nas indústrias paulistas em fevereiro.

O indicador de mercado (que representa a percepção sobre o setor de atuação) fecha este levantamento em 46,7 pontos, com queda de 1,1 ponto em comparação a janeiro/25 (47,8 pontos) e de 3,0 pontos se comparado a fevereiro/24 (49,7 pontos). Ao permanecer abaixo dos 50,0 pontos, os empresários industriais paulistas sinalizam retração do mercado de atuação de suas empresas.

Os investimentos encerram o mês em 49,9 pontos. O registro é 3,2 pontos superior a janeiro/25 (46,7 pontos) e 1,4 ponto inferior a fevereiro/24 (51,3 pontos). O resultado deste mês, próximo dos 50,0 pontos, sinaliza estabilidade dos investimentos do setor nesta leitura.

Por fim, os empregos fecham fevereiro em 50,7 pontos. O resultado é 1,2 ponto inferior se comparado ao mês anterior (51,9 pontos). Apesar da queda, ao permanecer acima da linha dos 50,0 pontos, é mantida a sinalização de expansão dos empregos. A última vez em que o indicador esteve abaixo dos 50,0 pontos foi em fevereiro/24 (49,2 pontos).

O objetivo da pesquisa Sensor é captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura.

Fonte: FIESP

Noticias Relacionadas

30 de abril de 2025

Novo episódio do Ondas Impressas tem como foco a valorização do produto impresso

Em um período marcado pela hiperconectividade e pela saturação digital, a comunicação impressa ganha novo fôlego, consolidando-se como símbolo de exclusividade e experiência sensorial. Esse movimento de valorização do impresso é tema do quinto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, que traz um debate atual e relevante para profissionais da indústria gráfica, do mercado editorial e da comunicação.

Leia mais
30 de abril de 2025

Projetos de Lei pela Manutenção da Bula Impressa são aprovados na Comissão de Saúde

Uma ótima notícia! Os Projetos de Lei 715/2024 e 925/24, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que preveem a manutenção da bula impressa em todos os medicamentos, garantindo também a inclusão das informações em formato digital como complemento aos dados necessários aos cidadãos, foram aprovados pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados em Brasília.

Leia mais
30 de abril de 2025

Inovação e Inspiração na Canton Fair: Um Mergulho no Futuro da Indústria Gráfica

Ao visitar a Canton Fair, na China, fui imediatamente impactado pela energia vibrante da feira e pela inovação que parecia pulsar em cada corredor. Reconhecida como um dos maiores eventos do setor industrial, a Canton Fair reuniu não apenas os grandes players do mercado, mas também proporcionou um verdadeiro espetáculo de tecnologia e criatividade.

Leia mais