21 de fevereiro de 2025

Atividade industrial paulista registra queda em fevereiro, aponta Sensor

O Sensor, uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada desde 2006, apontou queda na atividade industrial paulista no mês de fevereiro de 2025. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.

As vendas marcam 42,8 pontos, uma redução de 11,2 pontos em comparação a janeiro/25 (54,0 pontos); os estoques registraram 46,6 pontos em fevereiro e, apesar da alta de 3,3 pontos em comparação ao mês anterior (43,3 pontos), a permanência do indicador abaixo dos 50,0 pontos sinaliza percepção dos empresários de estoques acima do planejado nas indústrias paulistas em fevereiro.

O indicador de mercado (que representa a percepção sobre o setor de atuação) fecha este levantamento em 46,7 pontos, com queda de 1,1 ponto em comparação a janeiro/25 (47,8 pontos) e de 3,0 pontos se comparado a fevereiro/24 (49,7 pontos). Ao permanecer abaixo dos 50,0 pontos, os empresários industriais paulistas sinalizam retração do mercado de atuação de suas empresas.

Os investimentos encerram o mês em 49,9 pontos. O registro é 3,2 pontos superior a janeiro/25 (46,7 pontos) e 1,4 ponto inferior a fevereiro/24 (51,3 pontos). O resultado deste mês, próximo dos 50,0 pontos, sinaliza estabilidade dos investimentos do setor nesta leitura.

Por fim, os empregos fecham fevereiro em 50,7 pontos. O resultado é 1,2 ponto inferior se comparado ao mês anterior (51,9 pontos). Apesar da queda, ao permanecer acima da linha dos 50,0 pontos, é mantida a sinalização de expansão dos empregos. A última vez em que o indicador esteve abaixo dos 50,0 pontos foi em fevereiro/24 (49,2 pontos).

O objetivo da pesquisa Sensor é captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura.

Fonte: FIESP

Noticias Relacionadas

16 de abril de 2026

ABIGRAF Minas e o SIGEMG iniciam agenda com governo de minas para fortalecer o setor gráfico mineiro

A diretoria da ABIGRAF-MG e do SIGEMG deu o pontapé inicial em uma agenda estratégica para atender às demandas do setor gráfico mineiro. Na última quarta-feira (15/04), as entidades receberam representantes do Governo do Estado para discutir desafios e oportunidades da indústria gráfica.

Leia mais
16 de abril de 2026

Caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS leva 27 empresas para a Expo Print 2026

Mais de 100 gaúchos estiveram na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, que ocorreu de 24 a 28/03, na Expo Center Norte, em São Paulo. Pela caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS foram 27 empresas, de diversas regiões, que visitaram a feira entre 25 e 27/03. 

Leia mais
16 de abril de 2026

Ibá, Metrô de SP e Abigraf transformam estações em ‘bibliotecas vivas’ no Dia Mundial do Livro

No próximo dia 23 de abril, quem transitar pelas principais estações do Metrô de São Paulo encontrará um inesperado respiro literário em meio ao fluxo acelerado da capital.

Leia mais