16 de dezembro de 2020

Boletim econômico da Afeigraf

Acompanhem no site o boletim econômico 08 da Afeigraf, realizado pela Web setorial em conjunto com o grupo de dados estatísticos.

Neste último boletim deste complexo ano 2020, destacamos os efeitos da COVID-19 no setor, que não são animadores no período de janeiro a setembro do 2020, comparado com o mesmo período de 2019. O único destaque foi o de reprodução de materiais gravados em qualquer suporte, que apresentou um surpreendente 36,9% de crescimento, onde são consideradas diversas mídias como vídeos e softwares. No mesmo período, a impressão em embalagens de plásticos apresenta um 3,8% de crescimento.

Os números relacionados a livros jornais e revistas não são alentadores, e quando comparados no com a indústria de embalagens no gráfico de desempenho da produção na indústria, isto fica ainda mais evidente.

Em relação ao emprego do setor, ele teve um aumento no segmento relacionado a vendas, o que indica um incremento possivelmente de insumos, mas ao mesmo tempo, tem números negativos na indústria. De entre as possíveis explicações, estão o aumento de serviços de manutenção que foram realizados aproveitando a parada de equipamentos, e até efeitos de incrementos em automação e aperfeiçoamento da mão de obra, via treinamentos dentro das mesmas empresas com os funcionários existentes.

Recomendamos a parte final com excelentes comentários do nosso mercado com ênfase no setor de livros.

Ainda num ano extremadamente complexo, temos grandes esperanças de que o 2021, será um ano bem melhor, com vacina para todos, muita saúde e crescimento. Ficou muito claro nesta pandemia, a importância das organizações da sociedade civil como é o caso da nossa Afeigraf, onde conseguimos fornecer suporte a organizações parceiras e também a nossa comunidade. Este o nosso boletim, é uma manifestação de grande aporte para todo o mercado gráfico.

Acompanhe todos os números desse importante Econômico no nosso site, www.afeigraf.org.br em download!

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais