Diante de tantas mudanças sociais e econômicas observadas em escala global, é primordial para o Brasil e para o Rio de Janeiro avançar em reformas e em ações que permitam estabelecer uma rota de crescimento sustentado, baseado na elevação da produtividade das economias nacional e fluminense.
Nesse sentido, a Agenda de Propostas da Firjan para um Brasil 4.0 é uma contribuição do empresariado fluminense ao planejamento de políticas públicas para os governos federal e estadual – destacou José Carlos Fassarella Meneghetti, Presidente da ABIGRAF-RJ.
A Agenda contempla 62 propostas de abrangência nacional e 41 propostas de âmbito estadual, organizadas em quatro pilares: ambiente de negócios, infraestrutura, capital humano e eficiência de estado. Ao mesmo tempo em que contempla uma multiplicidade de temas, as propostas sugerem claramente os caminhos a serem percorridos.
O Grupo de Trabalho de Política Industrial, composto por industriais de diversos setores e regiões do estado do Rio de Janeiro e coordenado pelo primeiro vice-presidente da Firjan – Luiz Césio Caetano, liderou a construção da agenda.
Os Conselhos Empresariais Regionais e Temáticos desempenharam papel fundamental ao oferecer posicionamentos chave a respeito de fatores críticos à elevação da competitividade empresarial e à promoção do crescimento econômico. A equipe técnica da Firjan ofereceu o suporte aos debates e às reflexões empresariais.
A Agenda de Propostas da Firjan para um Brasil 4.0 é um compromisso da Firjan com o fortalecimento da indústria e com a retomada do crescimento econômico no Rio de Janeiro e no Brasil.