Em paralelo ao 28º Congresso, a Conlatingraf realizou a 79ª Assembleia Geral Ordinária, na qual o atual presidente, Fabio Arruda Mortara, foi reconduzido ao cargo para mais um ano de mandato. O vice-presidente da Conlatingraf, Roberto Tapia, do Chile, também se mantém no cargo. Estiveram presentes o representante da Colômbia, Manuel Fabián Ruiz Laverde; da Costa Rica, Rainer Wagner; do Chile, Jaime Ojeda Torrent; de El Salvador, Enrique Orozco; do México, Héctor Cordero Popoca; do Panamá, Antonio Hernández; e do Paraguai, Gustavo Morales.
Outros pontos em evidência durante a 79ª Assembleia foram a necessidade de impulsionar a capacitação profissional para o setor, inclusive com ensino de longa distância, e relatos sobre a indústria gráfica da Flórida e dos mercados mundiais de papel e de equipamentos gráficos.
De acordo com George Ryan e Mike Burgstein, respectivamente presidente e diretor de relações internacionais da Graphics of the Americas (GOA), a Flórida reúne 45 mil indústrias do setor, que trabalham com rentabilidade de 10% antes dos impostos e salário diário de US$ 22,83 dólares.
Já a indústria gráfica latino-americanana concentra hoje 65 mil empresas, geradoras de 660 mil empregos diretos e USD 48 bilhões para um PIB regional de USD 5 trilhões, segundo cálculo da Conlatingraf, com base em dados da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal), do Banco Mundial, do Trading Economics e das associações que compõem a entidade.