06 de outubro de 2015

Brasil assume novamente Presidência da Conlatingraf

Em paralelo ao 28º Congresso, a Conlatingraf realizou a 79ª Assembleia Geral Ordinária, na qual o atual presidente, Fabio Arruda Mortara, foi reconduzido ao cargo para mais um ano de mandato. O vice-presidente da Conlatingraf, Roberto Tapia, do Chile, também se mantém no cargo. Estiveram presentes o representante da Colômbia, Manuel Fabián Ruiz Laverde; da Costa Rica, Rainer Wagner; do Chile, Jaime Ojeda Torrent; de El Salvador, Enrique Orozco; do México, Héctor Cordero Popoca; do Panamá, Antonio Hernández; e do Paraguai, Gustavo Morales.

Outros pontos em evidência durante a 79ª Assembleia foram a necessidade de impulsionar a capacitação profissional para o setor, inclusive com ensino de longa distância, e relatos sobre a indústria gráfica da Flórida e dos mercados mundiais de papel e de equipamentos gráficos.

De acordo com George Ryan e Mike Burgstein, respectivamente presidente e diretor de relações internacionais da Graphics of the Americas (GOA), a Flórida reúne 45 mil indústrias do setor, que trabalham com rentabilidade de 10% antes dos impostos e salário diário de US$ 22,83 dólares.

Já a indústria gráfica latino-americanana concentra hoje 65 mil empresas, geradoras de 660 mil empregos diretos e USD 48 bilhões para um PIB regional de USD 5 trilhões, segundo cálculo da Conlatingraf, com base em dados da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal), do Banco Mundial, do Trading Economics e das associações que compõem a entidade.

Noticias Relacionadas

05 de junho de 2026

Abigraf, ApexBrasil, Messe Düsseldorf e Emme Brasil anunciam apoio para empresas brasileiras exporem na Drupa

A ApexBrasil, a ABIGRAF, a Messe Düsseldorf e a Emme Brasil se uniram para levar empresas brasileiras para a Ilha Brasil, um espaço exclusivo dentro da Drupa 2028.

Leia mais
05 de junho de 2026

Marcos Dybas, presidente do Sigep/Abigraf-PR, é condecorado pela Fiep-PR com a medalha do Mérito Industrial

O presidente do Sigep/Abigraf-PR, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e diretor da Delta Rótulos e Etiquetas, Marcos Dybas, foi condecorado no último 1º de junho com a medalha do Mérito Industrial.

Leia mais
05 de junho de 2026

Abigraf-MG e SIGEMG são novamente destaque pelas boas práticas sindicais pela FIEMG em 2026!

O ano de 2026 tem sido marcado por importantes conquistas para o setor gráfico mineiro. Mais uma vez, a Abigraf-MG e o SIGEMG vêm se destacando pelo compromisso com a representatividade empresarial, pela promoção do desenvolvimento da indústria gráfica e pela realização de ações que geram resultados concretos para as empresas do segmento.

Leia mais