19 de dezembro de 2014

Carta à Nação: a agenda da indústria gráfica para 2015

A indústria gráfica brasileira, constituída por cerca de 20 mil empresas, empregadoras de mais de 218 mil trabalhadores, divulga sua agenda de trabalho e reivindicações para 2015, reiterando, ainda, os seus princípios éticos voltados ao equilíbrio do mercado, boas práticas comerciais, relacionamento transparente com fornecedores e clientes e bom atendimento.

O setor soma-se às forças produtivas do País na reivindicação pelas reformas estruturais (tributária, previdenciária e trabalhista), mais segurança jurídica, responsabilidade fiscal, lisura na gestão pública e redução do custo Brasil, dentre outras medidas necessárias à retomada do crescimento econômico e resgate da competitividade da manufatura.

As demandas específicas do parque gráfico, objeto de suas prioridades em 2015 na mobilização perante os Três Poderes, são as seguintes:

Fim do conflito tributário entre ICMS e ISS:

• Aprovação do Projeto de Lei 366/2013 no Congresso.

• Atuação e acompanhamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal no 4413/2010.

Redução na importação de livros:

• Que nos editais do FNDE e dos demais setores do Ministério da Educação, nas aquisições diretas ou indiretas feitas através de encomenda, seja sempre exigida a impressão dos materiais em gráficas sediadas em território nacional. Neste sentido, apoiar o Projeto de Lei 7867/2014 do Deputado Federal Vicentinho.

• No âmbito do Congresso Nacional, defender e apoiar projeto de lei sobre alíquota “zero” de PIS/COFINS para a impressão de livros no Brasil, pois as gráficas nacionais sofrem concorrência desigual e desleal com os importados, que usufruem de benefício fiscal e estão livres destes tributos.

• Adoção imediata da Margem de Preferência em todas as compras de materiais gráficos pelo setor público.

• Desoneração da folha de pagamento de todos os segmentos da indústria gráfica, uma vez que parte do setor já foi contemplado com a inclusão da NCM 4819 referente ao produto “embalagem em papel e papel cartão”.

• Desoneração tributária da cadeia produtiva nacional de embalagens para itens da cesta básica e de livros, cadernos, agendas e demais materiais escolares.

• Modernização da Lei de Licitações e Contratos, mediante propostas do setor a serem inseridas no projeto de lei do Senado 559/2013.

• Cartão BNDES
Utilização para a aquisição de papel de imprimir e escrever de uso comercial, não acondicionado para venda a varejo. Medida beneficia gráficas de micro, pequeno e médio portes.

• Isenção tributária para compras de maquinários sem similar nacional, de forma a fomentar o aumento da competitividade da indústria gráfica brasileira.

Princípios Éticos do Setor Gráfico:

• Combater o uso indevido de papel imune

• Acabar com a atuação das chamadas “gráficas de pasta”, pois praticam concorrência desleal. Tratam-se de “empresas de fachada”, sem parque gráfico, que disputam concorrências e interferem de modo predatório no mercado.

• Disciplinar a atuação das chamadas gráficas religiosas e assistenciais, de entidades sindicais de trabalhadores e de estatais (públicas) no setor, de modo à somente utilizarem seus benefícios fiscais e tributários nos casos pertinentes à sua finalidade principal. Essas gráficas também acabam exercendo concorrência desigual, em prejuízo do mercado.

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) empreenderá grande esforço, atuando em conjunto com suas regionais e entidades de classe das distintas áreas, no sentido de que o conjunto das medidas aqui apresentadas contribua para o fortalecimento do setor e a retomada do crescimento sustentado da economia nacional.

Presidente Levi Ceregato

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais