28 de outubro de 2016

Cases interessantes que valorizam a impressão

Seguindo o tema do evento, “A comunicação impressa é surpreendente desde sempre”, no 2º Summit de Comunicação foi possível destacar dois cases que mostraram a importância da comunicação impressa, mesmo em época de mídias digitais.

O primeiro destaque foi a palestra do Renato Camargo, Head de Fidelidade, CRM e Inteligência de Mercado do GPA, que falou sobre “Efetividade e impacto na customização de clientes”. A empresa trabalha com três tipos de estratégias em comunicação impressa: as ofertas personalizadas (cupons de ofertas), que visam aumentar a frequência de compras e blindar clientes fieis; malas diretas exclusivas, que têm a proposta de educar a respeito dos atributos de um produto/marca; e malas diretas temáticas, que trabalham a sinergia das marcas para gerar vendas cruzadas.

“Por que utilizar material impresso? Porque é o que mais traz resultados, maior entrega e efetividade. Hoje, a lógica se inverteu, ninguém mais abre e-mails. Faz diferença para o cliente receber um material impresso, personalizado, com as ofertas de acordo com o seu perfil. Estamos investindo na cultura do cupom de descontos, que é muito forte em outros países, principalmente nos Estados Unidos”, declarou Camargo.

Revista ABIGRAF e a capa de Portinari

A edição 284 de julho/agosto 2016 da Revista ABIGRAF teve uma novidade: sobrecapa especial.

Idealizada especialmente para o 2º Summit de Comunicação, a revista apresentou uma lâmina em cartão Supremo 350, no mesmo formato da publicação, desenvolvida pelos estúdios da Leograf 3D. A imagem bidimensional da capa original da revista – a obra “Lavrador de café”, óleo sobre tela de Portinari, de 1934 –, foi transformada em 3D com efeito de profundidade.

“Foi uma grande oportunidade de divulgar que, no Brasil, existem gráficas que possuem pré-impressão, possibilitando trabalhar as imagens com efeito 3D. Antigamente, este tipo de serviço era importado”, explica Otávio Torres, produtor gráfico da Revista ABIGRAF.

Sobre a pintura de Portinari, Torres explica que “o pintor representa perfeitamente o Brasil. Pudemos trazer seu filho, João Candido Portinari, para palestrar no Summit de Comunicação, tornando esta uma forma interessante de divulgar este trabalho”.

Noticias Relacionadas

15 de abril de 2025

Abigraf-RS é anfitriã do 7º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, que será em 13/09, em Porto

Porto Alegre sediará a 7ª edição do Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, que já tem data marcada para acontecer: 13/09. O evento é promovido conjuntamente pela Abigraf-RS, Abigraf-SC e Abigraf-PR, tendo, neste ano, o Rio Grande do Sul como anfitrião.

Leia mais
15 de abril de 2025

SIGEGO na Canton Fair 2025: conectando a indústria gráfica de Goiás ao mundo

O presidente do SIGEGO, Marcos Antônio, embarcou no último sábado (12/04) rumo à China como integrante da missão da FIEG à Canton Fair 2025 — uma das maiores feiras multissetoriais do mundo.

Leia mais
15 de abril de 2025

Democratização do acesso à leitura: Projeto #CirculeUmLivro começa na semana que vem, dia 21/04!

Criado pela Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) em parceria com a ABIGRAF, o Projeto #CirculeUmLivro chega à sua quarta edição a partir do próximo dia 21 de abril. Até o dia 29/04 diversas cidades de São Paulo e do Espírito Santo, além de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), serão palcos de mobilizações em prol da leitura e da economia circular, com pontos de troca de livros e programação cultural espalhados por centros culturais, estações de metrô, bibliotecas, shoppings, escolas e ruas centrais.

Leia mais