Nossa newsletter “Abigraf em Ação” comemora 100 edições, com o objetivo de levar informações relevantes e atualizadas a toda indústria gráfica, além de trazer também atualizações das ações da Abigraf Nacional e suas Regionais para todo o nosso setor. Nesta centésima edição batemos um papo com nosso presidente Sidney Anversa Victor.
Qual balanço você faz destes últimos anos como presidente da Abigraf Nacional?
O balanço é bastante positivo, tendo em vista as relevantes conquistas e ações que realizamos nesta gestão, considerando a enorme responsabilidade de liderar a indústria gráfica de um país gigante e tão heterogêneo como o nosso, com várias regiões e formas de vida diferentes, características diversas, e que atuam em distintos segmentos tais como; impressos promocionais, editoriais, embalagens, comunicação visual, entre outros, cada qual com suas peculiaridades e especificidades. A Abigraf como entidade representativa do setor, é muito respeitada e admirada, e com sua estrutura de Regionais em diversos estados do país e no distrito federal, busca atender as demandas locais de forma personalizada. Temos um grupo de Regionais muito bem-organizado, que exerce suas atividades com confiança, amizade e respeito aos seus associados.
Qual sua avaliação do setor neste momento?
O setor mais recentemente vem passando por adversidades em consequência da crise causada pela pandemia e mudança de governo, já que tivemos situações de aumento nos índices de desemprego e inflação. A indústria gráfica, notadamente desde 2012, vem enfrentando o crescimento da concorrência de outras mídias e atravessando um período de grandes mudanças técnicas e mercadológicas, fazendo com que a inovação e a busca por nichos de mercado tenham se intensificado em nosso setor.
Qual a importância da entidade para o setor?
A Abigraf Nacional está unida a todos os elos da cadeia produtiva, com a missão de promover o desenvolvimento de seus associados, integrar e representar o setor gráfico.
Trabalhamos intensamente na defesa da indústria por meio da representatividade institucional e política perante o poder público em todas as esferas de governo, setor privado, sociedade e mídia em geral. Além disso, também oferecemos capacitações técnicas e de gestão, prestamos diversos serviços de assessoria jurídica, elaboramos e divulgamos os dados econômicos do setor, além de abrimos espaço para debates visando a constante troca de experiências e busca de novas oportunidades. Afinal, juntos somos mais fortes.
Quais mensagens você gostaria de deixar para os associados?
Que vamos continuar a expandir nossa atuação através da abertura de novas Regionais de nossa entidade nas regiões norte e nordeste, de forma a estimular ainda mais a amizade e o respeito que tanto fortalece nossa classe. Que devemos compartilhar experiências e unir esforços para que o nosso setor cresça em todas as regiões do país e nos diversos segmentos gráficos, independentemente dos portes das empresas.
Qual marca você espera deixar na história da indústria gráfica ao fim de seu mandato?
A minha história dentro da Abigraf já soma mais de 25 anos como parte da diretoria e representando o segmento de embalagem em diversos grupos de trabalho. Acompanhei os mais diversos temas em prol da indústria gráfica, em ações que envolveram o poder executivo, legislativo e judiciário, visando a defesa e, por vezes, aprovação de importantes projetos para o nosso setor.
Além de todo o meu trabalho de representatividade na Abigraf, deixo para a história nessa gestão a ativação de ABIGRAFs Regionais nos estados do Amapá e Pará. A criação da ABITEC – Divisão de Inovação e Tecnologia Gráfica, com o objetivo de oferecer atividades de consultoria, treinamento, capacitação e qualificações profissionais técnicas e de gestão. A coordenação do Comitê Brasileiro de Comunicação e Imagem Impressas (CB-27) junto à ABNT, que atua na elaboração e revisão das normas técnicas do nosso setor. O retorno do Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini, que traz ao mercado o orgulho, a valorização e o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela nossa indústria. Também não podemos esquecer dos feitos na revitalização da Sede, que passou por uma grande transformação para receber e atender ainda melhor aos empresários e profissionais da Indústria Gráfica Brasileira. Para finalizar, iniciamos as operações da TV Abigraf, um canal aberto ao público que objetiva valorizar a comunicação impressa trazendo as novidades através de entrevistas que sempre abordam temas relevantes e interessantes para os agentes do nosso setor.
Não posso deixar de agradecer o permanente apoio da nossa equipe operacional que, mesmo com o time reduzido, administra as entidades nacional e paulistas, com conhecimento técnico e extrema competência e qualidade, atendendo as mais variadas demandas provenientes do Brasil inteiro.
A principal marca que quero deixar é respeito, amizade, seriedade, honestidade, muito trabalho e muita boa vontade, pois com estes princípios e atitudes se obtém êxito em qualquer negócio. Juntos somos mais fortes!
Obrigado!