15 de agosto de 2016

Ciclo de Gestão SEBRAE

Esqueça a venda de produto. Ofereça experiência. Este foi o mote da palestra de Ivan Hussni, diretor técnico do SEBRAE-SP, na Arena do Conhecimento da Escolar Office Brasil. Diante de um público formado por pequenos empresários do setor de papelaria, o especialista falou sobre os desafios de empreender no Brasil, principalmente no varejo, onde quem dita a regra hoje é o consumidor.

“Além de todos os entraves burocráticos, cargas tributárias e gestão do negócio, o empreendedor varejista precisar estar atento ao novo padrão de comportamento do consumidor, que está mais crítico, informado, conectado, detalhista e preza pela liberdade de poder comprar em qualquer canal”, contextualizou Hussni.

Para adaptar a loja e o atendimento a este cenário, o especialista destacou alguns pontos que foram amplamente abordados na NFR Big Show 2016, maior feira de varejo do mundo. Em primeiro lugar, o consultor do SEBRAE-SP aconselhou os lojistas a humanizarem a marca. De que forma? Contando histórias. “Valorize sua loja mostrando aos clientes como foi a criação da empresa, o quanto você e sua família se dedicam a ela. Isto causa comoção e identificação do consumidor com a marca”, salientou.

Foco no cliente é outra estratégia importante. Observar, conversar e estudar o consumidor garante um atendimento mais personalizado – a principal arma da loja física. “Cative-o e faça de tudo para manter seu cliente satisfeito, e isto não está relacionado ao preço, mas sim a uma experiência agradável e personalizada”, pontuou Hussni.

Esta experiência agradável, de acordo com o especialista, é possível quando a loja oferece atendimento qualificado, serviços que agregam valor e um ambiente dinâmico em recursos visuais, com sinalização adequada, categorização de produtos, iluminação, reposição ágil de produtos, além da limpeza. Parece muita coisa, mas não é. Segundo o especialista, são ações simples, com custo baixo e que trazem retornos significativos. “Basta querer fazer, arriscar, inovar, se informar, se atualizar e repassar conhecimento também para os funcionários”, completou.

Além de clientes mais satisfeitos e fiéis, a profissionalização da loja com a adoção destas práticas aumenta o ticket médio e o volume de compras em cerca de 2,4 vezes.

Fonte: Primeira Página

Noticias Relacionadas

06 de fevereiro de 2025

Suzano inaugura oficialmente a maior fábrica de celulose em linha única do mundo

A Suzano inaugurou a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, em Ribas do Rio Pardo (MS). A cerimônia, realizada no último dia 5 de dezembro de 2024, contou com a presença de autoridades federais, entre elas, a do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e do presidente da Suzano, Beto Abreu, além de representantes dos governos federal, estadual e municipal, autoridades locais e executivos e executivas da Suzano.

Leia mais
06 de fevereiro de 2025

RD Saúde fecha acordo com a Papirus para aquisição de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem

A RD Saúde, dona das redes Raia e Drogasil, fechou um acordo pioneiro com a fabricante de papel Papirus para aquisição de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem. A ação visa compensar o impacto das embalagens utilizadas em produtos da sua linha Needs, cuja uma das submarcas é a Needs Natos, fundada em 2024 da junção das palavras “natureza” e “atos”, com o intuito de ser sustentável e utilizar ativos e ingredientes naturais nos cosméticos.

Leia mais
06 de fevereiro de 2025

Fedrigoni Special Papers apresenta novos papéis especiais para rótulos Wet-Glue Collection

A Fedrigoni apresentou a coleção Wet-Glue, uma seleção dos seus papéis mais emblemáticos para rótulos, disponíveis em formato de folha para rotulagem com wet-glue. Concebida para ser utilizada nas indústrias de bebidas e alimentos gourmet, a nova gama Wet-Glue Collection apresenta papéis resistentes à umidade com tecnologia de alto desempenho e propriedades de barreira para suportar condições críticas (como gordura e variações de temperatura), além de uma excelente capacidade de impressão.

Leia mais