15 de agosto de 2016

Ciclo de Gestão SEBRAE

Esqueça a venda de produto. Ofereça experiência. Este foi o mote da palestra de Ivan Hussni, diretor técnico do SEBRAE-SP, na Arena do Conhecimento da Escolar Office Brasil. Diante de um público formado por pequenos empresários do setor de papelaria, o especialista falou sobre os desafios de empreender no Brasil, principalmente no varejo, onde quem dita a regra hoje é o consumidor.

“Além de todos os entraves burocráticos, cargas tributárias e gestão do negócio, o empreendedor varejista precisar estar atento ao novo padrão de comportamento do consumidor, que está mais crítico, informado, conectado, detalhista e preza pela liberdade de poder comprar em qualquer canal”, contextualizou Hussni.

Para adaptar a loja e o atendimento a este cenário, o especialista destacou alguns pontos que foram amplamente abordados na NFR Big Show 2016, maior feira de varejo do mundo. Em primeiro lugar, o consultor do SEBRAE-SP aconselhou os lojistas a humanizarem a marca. De que forma? Contando histórias. “Valorize sua loja mostrando aos clientes como foi a criação da empresa, o quanto você e sua família se dedicam a ela. Isto causa comoção e identificação do consumidor com a marca”, salientou.

Foco no cliente é outra estratégia importante. Observar, conversar e estudar o consumidor garante um atendimento mais personalizado – a principal arma da loja física. “Cative-o e faça de tudo para manter seu cliente satisfeito, e isto não está relacionado ao preço, mas sim a uma experiência agradável e personalizada”, pontuou Hussni.

Esta experiência agradável, de acordo com o especialista, é possível quando a loja oferece atendimento qualificado, serviços que agregam valor e um ambiente dinâmico em recursos visuais, com sinalização adequada, categorização de produtos, iluminação, reposição ágil de produtos, além da limpeza. Parece muita coisa, mas não é. Segundo o especialista, são ações simples, com custo baixo e que trazem retornos significativos. “Basta querer fazer, arriscar, inovar, se informar, se atualizar e repassar conhecimento também para os funcionários”, completou.

Além de clientes mais satisfeitos e fiéis, a profissionalização da loja com a adoção destas práticas aumenta o ticket médio e o volume de compras em cerca de 2,4 vezes.

Fonte: Primeira Página

Noticias Relacionadas

07 de março de 2025

Dia Internacional das Mulher: ABIGRAF Nacional destaca importância da participação feminina na indústria de impressão

Ninguém ficará para trás; juntos, somos mais fortes. Este lema, adotado pelo atual Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Flaves Gaúna, ganha um significado ainda mais importante nesta semana, quando estamos às portas de celebrar mais um Dia Internacional da Mulher […]

Leia mais
07 de março de 2025

ABITEC divulga sua agenda de cursos para o 1º semestre de 2025

Boa notícia para aqueles que atuam no setor gráfico e querem se atualizar com qualidade e compartilhar conhecimento com grandes profissionais em diferentes frentes de atuação. A ABITEC, Divisão de Inovação e Tecnologia Gráfica da ABIGRAF Nacional, anunciou sua grade […]

Leia mais
07 de março de 2025

FESPA Digital Printing 2025 anuncia Congresso Inteligência Gráfica e Comunicação Visual

Para apresentar diferentes visões que contemplem as fortes demandas atuais do setor de impressão digital, a APS Eventos anuncia o Congresso Inteligência Gráfica e Comunicação Visual na FESPA Digital Printing 2025, de 17 a 20 de março no Expo Center […]

Leia mais