08 de março de 2024

Circule um Livro 2024 – Ibá e Abigraf iniciam campanha nacional de arrecadação de livros

A Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, com apoio do Projeto Livro para Todos, estão iniciando a 3ª edição da ação #CirculeumLivro, que tem como objetivo promover a troca gratuita de livros, estimulando o conhecimento e a leitura, além de incentivar a economia circular entre os brasileiros e a compreensão de que o papel é um material sustentável.

Até 5 de abril, empresas e pessoas físicas interessadas podem realizar doações de livros novos ou usados em bom estado para o projeto. Serão recolhidos livros de literatura brasileira e clássicos da literatura universal, em português. Não serão aceitos livros de cunho político, religioso e didático.

Em São Paulo, as doações podem ser entregues nas sedes da ABIGRAF e no Grupo Editorial Scortecci (na capital paulista) nas Abigrafs Regionais Bauru e Ribeirão Preto. Confira, ao final do texto, todos os locais de coleta!

As ações do Circule um Livro serão realizadas no período de 22 a 28 de abril de 2024, e fazem parte das comemorações Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, no dia 23 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a fim de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual. Neste ano, o projeto estará presente nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

A campanha foi ampliada para novos grandes centros com foco em promover a reflexão sobre a importância da leitura e a sustentabilidade do papel, que é produzido a partir de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para esse fim, comumente em áreas antes degradadas. Presente em livros, cadernos, envelopes, embalagens, canudos, copos, itens de higiene e mais em uma infinidade de outros produtos do dia a dia, o papel é um material totalmente biodegradável e reciclável, o que contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

“As edições de 2022 e 2023 foram um sucesso. Agora nos unimos com a Abigraf para levar o projeto ainda mais longe. A leitura é um hábito imprescindível para o desenvolvimento de todos os conhecimentos”, ressalta Paulo Hartung, presidente da Ibá.

De acordo com pesquisa divulgada em 2023 pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a plataforma de leitura Árvore, entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas.

“O objetivo do projeto #CirculeUmLivro é contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educacional do Brasil. Tem como diretriz, realizar ações para facilitar o acesso a livros e incentivar a leitura. Trata-se de um trabalho voluntário de amor e respeito ao livro”, disse João Scortecci, presidente da Abigraf Regional São Paulo.

Vamos contribuir?

Abaixo, segue a relação completa de postos de arrecadação para os interessados em realizar as doações.

São Paulo

ABIGRAF – Rua do Paraíso, 529, Paraíso, São Paulo – SP, CEP 04103-000.

PROJETO LIVROS PARA TODOS (Grupo Editorial Scortecci) – Rua Dep. Lacerda Franco, 96 – Pinheiros, São Paulo – SP, CEP 05418-000.

ABIGRAF BAURU – Rua Padre João, 16-25 – Sala 02 – Vila Santa Teresa, Bauru – SP, CEP 17012-020.

ABIGRAF RIBEIRÃO PRETO – Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro, Ribeirão Preto – SP, CEP 14010-100.

Rio de Janeiro/RJ

ZIT GRÁFICA E EDITORA – Rua Santa Mariana, 21 – Higienópolis, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21061-150.

Belo Horizonte/MG

AMIF – Rua Antônio de Albuquerque, 194, sala 801, Funcionários, Belo Horizonte – MG, CEP  30112-010.

Salvador/BA

ABAF – Avenida Professor Magalhães Neto, 1752. Ed. Lena Empresarial, sala 207 – Pituba, Salvador – BA, CEP 41810-012.

Curitiba/PR

ABIGRAF-PR – Rua Augusto Severo, 1050 – Juvevê, Curitiba – PR, CEP 80030-240.

APRE – Al. Dr. Muricy, 474, sala 51, Curitiba – PR, CEP 80010-120.

Porto Alegre/RS

FIERGS – Avenida Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre – RS, CEP 91140-001.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais