19 de setembro de 2025

Conexões e estratégias para o sucesso são discutidas no 7º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica

Um sábado de integração, novos conhecimentos, troca de experiências e negócios. Assim foi o 7º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, que ocorreu em 13/09, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

O evento, promovido pela Abigraf-RS, em conjunto com a Abigraf-SC e Abigraf-PR, contou com mais de 200 participantes vindos de diversas partes do Estado, assim como do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo, entre outros lugares.

“São iniciativas como essa que tornam a indústria gráfica “viva”, inovadora e essencial, estando nas suas raízes a comunicação, a cultura e a geração de negócios, que movimentam a economia do nosso país”, disse em seu discurso o presidente da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS, Roque Noschang.

O vice-presidente da Região Sul da Abigraf Nacional, Cidnei Barozzi, falou sobre resiliência e fé: “O RS nos ensina muito sobre superação, depois de tudo que passaram nas enchentes de 2024, estão retomando com este evento.”

Com a temática central “Impacto Gráfico: Conectando Estratégias para o Sucesso”, a programação técnica foi aberta com o painel “Cenário Econômico da Indústria Gráfica”. Trazendo o panorama internacional, Luciano D’Andrea (gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior e gerente dos Conselhos Temáticos da Fiergs), citou que o Brasil é um país médio, mas de importância mundial: “Possui 1,1% de participação, com potencial exportação. O RS fica vulnerável, mas tem oportunidades e estratégias.”

Na sequência, Rogerio dos Santos Camilo (gerente executivo da Abigraf Nacional), trouxe o panorama nacional do setor: “A expectativa é de crescimento de 0,3% em 2025. O segmento de Embalagens está em expansão. Impressos personalizados, embalagens conectadas, comunicação visual e embalagens premium são algumas tendências.”

Por fim, Giovani Baggio (economista-chefe da Fiergs) falou sobre o panorama regional: “O RS exportou R$5,9 milhões em vendas em 2024. Já o volume de vendas da indústria gráfica no Estado chegou a R$ 6,5 bilhões no ano passado.”

Histórias inspiradoras

Contando um pouco da sua trajetória, José Mazzarollo (diretor da Gráfica e Editora Comunicação Impressa, de Porto Alegre, e vice-presidente da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS), mostrou que é gráfico por destino de Deus. “Foram 29 dias sem acesso à empresa, debaixo d´água, em 2024, com um prejuízo superior a R$ 20 milhões… Retormar a base/alicerce é fundamental no momento de crise… Se Deus permitiu, ele tem a porta para a retomada. Estamos de volta, felizes, produzindo tanto ou mais”.

Durante a manhã, houve ainda a palestra “O Poder Transformador do ESG – Como Alinhar Lucro e Propósito”, com Paula Harraca (autora, CEO da Ânima Educação, referência em ESG e Gestão de Pessoas): Não há como distanciar o social do meio ambiente e da governança. O impacto está sempre associado às pessoas. A diversidade traz inovação. Evolua na gestão de negócios com ambidestria (Business to be). O grande desafio é a mudança.”

Na parte da tarde, os participantes aprenderam “Como a Gestão da Inovação pode facilitar o Processo na Indústria Gráfica”, com Rafael Korbes (professor universitário, analista técnico do IEL-RS, graduado em Design Estratégico, mestre em Design e Tecnologia e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos): “Inovação é algo que seja novo e gere valor. As empresas mais eficientes do mundo não dependem de sorte, mas de um sistema organizado, estruturado (normas ISO). Vão organizar o caos, com linguagem comum, ouvindo novas ideias, planejando a implantação para colocá-las em prática e obter resultados. A Gestão da Inovação depende de um conjunto de pessoas e do contexto.”

A última palestra  tratou dos “7 Pilares que Sustentam Verdadeiramente a Alta Performance”, com José Felipe Carneiro (empreendedor do setor de bebidas, fundador da Wäls, criador da ZxVentures no Brasil e fundador da K-Happy, além de multi-investidor): “Dedicação + foco = alta performance. Use o método TBD (tirar a bunda da cadeira), o sucesso depende de mudar o ponto de vista quantas vezes for necessário… Evolua e adapte-se. Saiba para onde você está navegando… Dispute para vencer!”

Houve ainda Salão de Negócios, por meio da visita ao 1º Road Show Impress Conexão RS, que aconteceu paralelamente de 11 a 13/09, no Salão Bailanta da Fiergs, com exposição de maquinários, insumos e outras soluções para a indústria gráfica com  patrocinadores do Conexão Gráfica RS.

Ao final do Seminário, o presidente da Abigraf-SC, Evando Volpato, fez o lançamento da oitava edição do evento, que acontecerá em 2026, em SC. Também Noschang, agradeceu a presença de todos e a dedicação dos envolvidos na organização desta edição do encontro, deixando como mensagem uma frase de Albert Einsten: “A mente que se abre para uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”

Fonte: ABIGRAF-RS

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