10 de fevereiro de 2023

Confira dados do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil

Dezembro registra o maior faturamento e volume do ano, com um resultado positivo para o mercado editorial em 2022.

No décimo terceiro período de 2022*, uma época movida pelas compras de Natal, o setor livreiro alcança um resultado que chama a atenção: foi registrada a movimentação de 5,78 milhões de livros comercializados, com uma arrecadação de R$ 270,69 milhões, apresentando uma superioridade de 6,16% e 15,18%, em relação ao período 13 de 2021, respectivamente. Mesmo com uma movimentação menor de ISBNs – o que mostra uma menor bibliodiversidade – e a ausência de grandes ações promocionais, o período registra os maiores números em volume e valor do ano, e o menor desconto do ano também.

O ano de 2022** conseguiu superar a força expressiva de 2021 e consolida um resultado positivo para o mercado. No total foram vendidos 58,61 milhões de livros em 2022, 2,98% superior ao número de 56,91 milhões que em 2021 apresentou. A superioridade também se mantém em faturamento, sendo 8,33% maior que o ano de 2021, alcançando o impressionante número de R$ 2,54 bilhões em receita contra R$ 2,35 bilhões.

O 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022 é uma pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

 

*T. Mercado – Período 13: 2021 (06/12/2021 a 02/01/2022) x 2022 (05/12/2022 a 01/01/2023)

**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK52: 2021 (04/01/2021 a 02/01/2022) x 2022 (03/01/2022 a 01/01/2023)

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Noticias Relacionadas

26 de julho de 2024

Com recorde de produtos inscritos, 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler anuncia seus vencedores

Em noite de gala no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris, a indústria gráfica paulista conheceu, no dia 28 de junho, os vencedores do 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler.

Leia mais
26 de julho de 2024

ABIGRAF renova parceria com a FuturePrint e marca presença no evento com stand e ações

De 10 a 13 de julho, a ABIGRAF renovou sua parceria com a FuturePrint e esteve presente no evento com um stand (para receber associados e visitantes) e diversas ações.

Leia mais
26 de julho de 2024

Com presença da ABIGRAF, segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas se encontra na Flexo & Labels Expo 2024

De 25 a 28 de junho, o segmento de rótulos autoadesivos e flexografia do Brasil e América Latina se encontrou para outro grande evento de tecnologia e negócios: a Flexo & Labels Expo 2024, que aconteceu em sua terceira edição no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Leia mais