30 de março de 2016

Copagrem

No dia 21 de março foi realizada a primeira reunião do ano do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem). Com abertura do coordenador Fabio Arruda Mortara, o encontro tratou de diferentes temas de interesse das entidades que o compõem o Comitê.

“Design Thinking, as agências de propaganda repensando seu modelo”, foi o módulo apresentado por Alexis Plagiarino, superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Em seguida, Pedro Villas Boas, consultor da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap), apresentou o painel “Falta de papel para reciclagem – impactos no setor”. De acordo com ele, o preço das aparas brancas, que apresentou um aumento de 54% no ano passado, devem estabilizar-se esse ano.

A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Legislativos (NAL) da Fiesp, a advogada Alessandra Mota, atualizou os participantes sobre os projetos prioritários para a indústria, entre eles a fixação da alíquota do ISS em 2% e a concessão de incentivos ficais para a impressão de livros.

Guilherme Renato Caldo Moreira, gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp (Depecon), falou sobre e cenário econômico para 2016, comentando que melhoras na conjuntura nacional somente deverão ser percebidas a partir de 2017.

Finalmente, Sheila Brabo, responsável de Design do Senai-SP; e Camila Christine Tomás, designer do Escola Senai Theobaldo De Nigris, falaram sobre o design aliado ao branding como um importante diferencial competitivo. Para o setor gráfico, surgem oportunidades de agregar valor a todo um conjunto de impressos, que inclui material de papelaria e de ponto de venda, sinalização externa, entre outros itens.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais