17 de dezembro de 2015

Copagrem fecha o ano em grande estilo

O Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), que tem coordenação do SINDIGRAF-SP, fechou o ano com reunião em 30 de novembro, na sede da Fiesp. A reunião foi presidida por Fabio Arruda Mortara e contou com exposição do gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Guilherme Renato Caldo Moreira. Com o tema “Olhando além da crise — O que esperar da economia brasileira para os próximos anos”, ele afirmou que os caminhos escolhidos para promover o crescimento no passado recente agravaram problemas estruturais do país e que a retomada do desenvolvimento não está próxima e será capitaneada por setores que se caracterizam pela grande exportabilidade dos produtos, folha de pagamento alta e cadeia produtiva longa. Em seguida, o presidente do Snel, Marcos Pereira da Veiga, traçou um painel do setor livreiro.

Segundo ele, a percepção reinante de que livro é um produto caro impede o repasse da inflação para o custo final, achantando as margens das editoras. Ele disse ainda que o Brasil possui uma livraria para cada 65 mil habitantes, enquanto o recomendado pela ONU é de uma para cada 10 mil pessoas. O presidente da Abemd, Efraim Kapulski, discorreu sobre o conceito de “Marketing direto ou marketing-diálogo — O marketing orientado por dados e as ameaças da regulação de proteção de dados”. Seguiram-se apresentações dos grupos de trabalho — Valorização da Comunicação Impressa, Competitividade, Sustentabilidade e Tributação e Papel — e distribuição do calendário das de reuniões do Copagrem em 2016, previstas para 21 de março, 13 de junho, 22 de agosto e 7 de novembro. Para finalizar, o ganhador do Oscar Mundial de Mágica de 2014, Marco Zanqueta, surpreendeu os presentes com a palestra motivacional “A arte de sair do lugar comum”.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais