17 de dezembro de 2015

Copagrem fecha o ano em grande estilo

O Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), que tem coordenação do SINDIGRAF-SP, fechou o ano com reunião em 30 de novembro, na sede da Fiesp. A reunião foi presidida por Fabio Arruda Mortara e contou com exposição do gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Guilherme Renato Caldo Moreira. Com o tema “Olhando além da crise — O que esperar da economia brasileira para os próximos anos”, ele afirmou que os caminhos escolhidos para promover o crescimento no passado recente agravaram problemas estruturais do país e que a retomada do desenvolvimento não está próxima e será capitaneada por setores que se caracterizam pela grande exportabilidade dos produtos, folha de pagamento alta e cadeia produtiva longa. Em seguida, o presidente do Snel, Marcos Pereira da Veiga, traçou um painel do setor livreiro.

Segundo ele, a percepção reinante de que livro é um produto caro impede o repasse da inflação para o custo final, achantando as margens das editoras. Ele disse ainda que o Brasil possui uma livraria para cada 65 mil habitantes, enquanto o recomendado pela ONU é de uma para cada 10 mil pessoas. O presidente da Abemd, Efraim Kapulski, discorreu sobre o conceito de “Marketing direto ou marketing-diálogo — O marketing orientado por dados e as ameaças da regulação de proteção de dados”. Seguiram-se apresentações dos grupos de trabalho — Valorização da Comunicação Impressa, Competitividade, Sustentabilidade e Tributação e Papel — e distribuição do calendário das de reuniões do Copagrem em 2016, previstas para 21 de março, 13 de junho, 22 de agosto e 7 de novembro. Para finalizar, o ganhador do Oscar Mundial de Mágica de 2014, Marco Zanqueta, surpreendeu os presentes com a palestra motivacional “A arte de sair do lugar comum”.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais