04 de março de 2024

Copagrem recebe gerente sênior de desenvolvimento de embalagens da Natura, Anderson Liba

No último dia 29 de fevereiro aconteceu, na sede da FIESP em São Paulo, a primeira reunião do ano do Copagrem (Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem). Presidido por Levi Ceregato, o Comitê recebeu o gerente sênior de desenvolvimento de embalagens da Natura, Anderson Liba, que abordou os avanços, desafios e oportunidades da tecnologia de papel e sustentabilidade.

Pioneira no uso de refis para os produtos cosméticos desde 1983, a Natura almeja que 100% das embalagens sejam reutilizáveis, refiláveis, recicláveis ou compostáveis até 2030. Atualmente, 30% dos produtos da empresa têm a opção de refil.

Liba informou que, ao adotar o refil, a empresa evita o descarte de, aproximadamente, 2,6 mil toneladas de resíduos, o equivalente ao lixo gerado por 4,7 milhões de pessoas diariamente. Ainda segundo Liba, a venda de refil em um ano contribui para evitar a emissão de milhares de toneladas de carbono. “Se o produto vendido fosse regular, a Natura teria gerado para o meio ambiente 5 mil toneladas a mais em emissão de carbono”, contou.

Liba enfatizou que, na busca por produtos com impacto positivo ao meio ambiente, as embalagens são vistas pela Natura como parte fundamental da experiência de uso do produto e, muitas vezes, contribuem de forma decisiva para sua performance.

Em 2022, a empresa também alcançou 10,5% de uso de plástico reciclado pós-consumo, ante 8,5% no ano anterior. “A Natura passou de 16% para 20% de uso de plástico reciclado pós-consumo em suas embalagens e o objetivo é chegar a 50% até 2030”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa / FIESP

Noticias Relacionadas

14 de maio de 2026

Interpack 2026 aponta para o futuro do mercado de embalagens

A Interpack 2026, que aconteceu de 7 a 13 de maio, em Düsseldorf (Alemanha), enviou um sinal claro: a indústria de embalagens está mais conectada, mais inovadora e mais voltada para o diálogo do que nunca.

Leia mais
14 de maio de 2026

Episódio desta semana da TV Abigraf / PrintCast recebe Lorena Depizzol

O novo episódio da TV Abigraf / PrintCast, que foi ao ar ontem (14/05), traz uma entrevista especial com Lorena Depizzol, diretora comercial da Ingral, presidente do SIGES / Abigraf-ES e diretora da Abigraf Nacional.

Leia mais
14 de maio de 2026

João Scortecci, presidente da Abigraf-SP, participa de Painel “Reforma Tributária e seus impactos para o mercado editorial” no 5º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos

O presidente da Abigraf-SP, João Scortecci, participou da abertura da 5ª edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos (EELDG), organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Leia mais