No dia 21 de março foi realizada a primeira reunião do ano do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem). Com abertura do coordenador Fabio Arruda Mortara, o encontro tratou de diferentes temas de interesse das entidades que o compõem o Comitê.
“Design Thinking, as agências de propaganda repensando seu modelo”, foi o módulo apresentado por Alexis Plagiarino, superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).
Em seguida, Pedro Villas Boas, consultor da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap), apresentou o painel “Falta de papel para reciclagem – impactos no setor”. De acordo com ele, o preço das aparas brancas, que apresentou um aumento de 54% no ano passado, devem estabilizar-se esse ano.
A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Legislativos (NAL) da Fiesp, a advogada Alessandra Mota, atualizou os participantes sobre os projetos prioritários para a indústria, entre eles a fixação da alíquota do ISS em 2% e a concessão de incentivos ficais para a impressão de livros.
Guilherme Renato Caldo Moreira, gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp (Depecon), falou sobre e cenário econômico para 2016, comentando que melhoras na conjuntura nacional somente deverão ser percebidas a partir de 2017.
Finalmente, Sheila Brabo, responsável de Design do Senai-SP; e Camila Christine Tomás, designer do Escola Senai Theobaldo De Nigris, falaram sobre o design aliado ao branding como um importante diferencial competitivo. Para o setor gráfico, surgem oportunidades de agregar valor a todo um conjunto de impressos, que inclui material de papelaria e de ponto de venda, sinalização externa, entre outros itens.