12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

O foco do bate-papo foi o crescimento da atividade industrial capixaba, o 2º maior índice no país, e o potencial de expansão do setor no estado. “Temos um estado com forte potencial de crescimento e acreditamos no setor industrial”, disse ela. “Quando o setor industrial cresce, o motor do desenvolvimento vem junto. É isso que temos mostrado ao país.”

Segundo Cristhine, o Espírito Santo possui forte vocação industrial para exportação, e, também, para abastecimento do mercado interno. “Tradicionalmente, o estado tem uma indústria de extração e, mais recentemente, a indústria de transformação”, salientou, com especial atenção ao petróleo e gás.

Também mereceu destaque na fala de Cristhine a exportação de café e café solúvel (ou seja, o produto já industrializado e com valor agregado). “Acreditamos muito em agregar valor e mudar a visão de que o Brasil só exporta commodities”, ressaltou.

Outro ponto importante frisado na entrevista foi o aumento da geração de emprego, que acompanha o crescimento industrial. “Nosso estado tem se concentrado no desenvolvimento industrial e esperamos que essa tendência também se projete para o Brasil como um todo, inclusive na geração de empregos”, disse.

A capacitação é outra força-motriz para formação e qualificação de mão de obra no estado por meio de parcerias com o SENAI ou oportunidade para, por exemplo, mulheres em grupos de vulnerabilidade. “No ano passado, colocamos 50 mil vagas para formação profissional; neste ano, estão previstas 60 mil.”

Atualmente, a indústria representa 38.3% de participação no montante da economia capixaba – e, até 2028, mais de R$ 50 bilhões estão previstos em investimento em cerca de 300 projetos. Especificamente para a indústria de impressão, Cristhine citou como destaque a Suzano, que vem investindo no estado com produção fabril, isto é, enfatizando não apenas a exportação de celulose, mas na fabricação nacional de papel.

“A cada um Real que o setor industrial coloca na economia, reverte-se em R$ 2,45 de retorno para a própria economia. Tudo o que a indústria faz puxa várias cadeias importantes”, reforça.

Para quem não conseguiu assistir, segue o link.

📲 https://www.youtube.com/watch?v=fiIXZ5ElOIE

Noticias Relacionadas

21 de fevereiro de 2025

Abigraf-RS e Sindigraf-RS realizam palestras sobre os efeitos da reforma tributária para as empresas gráficas

Abrindo sua programação em 2025, a Abigraf-RS e o Sindigraf-RS realizam o evento Empresários em Conexão na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), que contará com palestras gratuitas sobre os efeitos da reforma tributária, sancionada pela Lei Complementar 214 de 2025. 

Leia mais
21 de fevereiro de 2025

ABIGRAF Nacional visita a SunChemical

Na tarde do dia 19/02, executivos da ABIGRAF Nacional realizaram uma visita à fábrica da SunChemical localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Leia mais
21 de fevereiro de 2025

Blendpaper, com apoio da ABIGRAF Nacional, realiza evento na VSP Papéis

Uma manhã de conversas sobre papéis especiais, suas aplicações e possibilidades para o universo gráfico.

Leia mais