15 de outubro de 2026

Desafios à competitividade se agravam com a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1

A ABIGRAF NACIONAL considera alarmante a aprovação, pelo Senado Federal, da PEC 221/2019, que reduz a jornada de trabalho semanal de 44 para 40 horas e estabelece o fim da escala 6×1.

A medida certamente causará perdas econômicas, demissões, aumento dos custos empresariais e repasse dos custos ao consumidor, com reflexos graves sobre a inflação.

A aprovação em meio ao período eleitoral traduz um retrocesso diante dos desafios que o Brasil já enfrenta com baixa produtividade e falta de competitividade no mercado internacional. O Senador Hamilton Mourão foi o único a votar contra a proposta. Não compareceram à votação os Senadores Marcio Bittar, Dr. Hiran, Sérgio Moro e Rogério Marinho.

A CNI estima que a medida elevará os custos de produção em até R$ 267,2 bilhões e resultará em queda de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 76,9 bilhões. O levantamento da CNI também projeta alta média de 6,2% nos preços ao consumidor, com impactos severos sobre o poder de compra da população.

Além de causar insegurança jurídica, a mudança atinge gravemente o setor produtivo, que precisará ajustar sua produção, adaptar suas escalas de trabalho e aumentar seus custos em um meio a um cenário econômico adverso do país, que já convive com uma pesada carga tributária e juros altos.

Para a indústria gráfica nacional, cuja produção física registrou números negativos com uma queda de 2,5% no ano de 2025 e de 8,6% quando comparado o 1º Trimestre de 2026 com o 1º Trimestre de 2025, o desafio para manutenção da sustentabilidade e dos empregos formais se torna agora ainda maior.

Julião Flaves Gaúna

Noticias Relacionadas

06 de novembro de 2026

Conecta Verde debate circularidade das embalagens plásticas no webinar “Ponto de Encontro” no dia 11 de novembro

No dia 11 de novembro, das 14h às 17h, o Conecta Verde reunirá palestrantes para discutir os caminhos da circularidade das embalagens plásticas no webinar Ponto de Encontro, um evento online e gratuito que trará temas como regulação, rastreabilidade, design circular, tecnologias de reciclagem, atuação dos catadores e uso de materiais reciclados.

Leia mais
06 de novembro de 2026

6º webinar “A Educação e Seu Papel” debateu caminhos para a equidade e a diversidade de recursos didáticos

Encontro reuniu especialistas em educação para discutir a integração entre recursos analógicos e digitais e os desafios para uma aprendizagem mais ampla e inclusiva

Leia mais
06 de novembro de 2026

FESPA Foundation entrega nova Sala de Profissões no CAVI

A FESPA Foundation segue levando o poder da impressão para transformar e apoiar entidades pelo Brasil. No início de outubro, a iniciativa promoveu a entrega oficial da reformulação da Sala de Profissões no CAVI (Centro de Apoio e Valorização à Infância), localizado em Itu (SP).

Leia mais