16 de novembro de 2021

E por falar em biblioteca, vem aí a Bienal Internacional do Livro!

Em 2022, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo completará 52 anos. Uma data a ser comemorada! Em 2020, data do seu cinquentenário, por causa da pandemia de Covid-19, não pôde ser realizada, mas agora já podemos comemorar!

Marcada para 02 a 10 de julho de 2022, a Bienal confirmou que Portugal será o país “convidado de honra” do evento. A assinatura do acordo ocorreu em 31 de julho no Consulado Geral de Portugal em São Paulo e contou com a participação de Vitor Tavares, Presidente da CBL e Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal em Brasília. “Ter Portugal como país convidado de honra na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além de ser um privilégio, acontece em um momento muito especial. O ano de 2022 é o bicentenário da independência do Brasil, então temos muito o que celebrar juntos”, explica Tavares.

A cerimônia foi presenciada, entre outras individualidades, pelo Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento, a Diretora Executiva da CBL, Fernanda Gomes Garcia, e a gerente de Relações Internacionais, Fernanda Dantas.

Anúncio

A participação de Portugal na BILSP resulta do convite da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e tem como objetivo fortalecer a presença portuguesa no mercado editorial latino-americano, especialmente no Brasil, bem como ampliar a exportação de livros e direitos autorais entre Brasil e Portugal.

O país homenageado terá um pavilhão próprio, onde será desenvolvida uma programação literária, cultural, turística e de negócios, que possibilitará o intercâmbio entre escritores, editores e público em geral.

A participação de Portugal na Bienal de São Paulo tem ainda o objetivo de estreitar as relações e promover a cultura do convidado junto das mais de 600 mil pessoas que visitam este evento, que reúne editoras, livrarias, distribuidoras e outros profissionais do livro.

Noticias Relacionadas

01 de outubro de 2026

Com apoio da Abigraf, aula magna do PrintLeaders Innovation Business School acontece no dia 8 de outubro, na sede do Google Brasil

Com apoio da Abigraf, o PrintLeaders Innovation Business School terá aula magna no dia 8 de outubro, das 9h30 às 17h30, na sede do Google Brasil, em São Paulo, em parceria com a MadeinWeb e o Google.

Leia mais
01 de outubro de 2026

Abitec anuncia curso “Indicadores que impactam: OEE como ferramenta de competitividade gráfica”, com Kesler Santos

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a Abitec realizará o curso “Indicadores que impactam: OEE como ferramenta de competitividade gráfica”, ministrado por Kesler Santos.

Leia mais
01 de outubro de 2026

O novo episódio da TV Abigraf PrintCast traz Simone Rossi para o centro da conversa!

Nesta semana, a TV Abigraf PrintCast recebeu Simone Rossi, consultora de vendas da Quimagraf, especializada no mercado gráfico, com experiência nos segmentos de máquinas de impressão offset, digital e acabamento, área em que possui maior domínio.

Leia mais