Durante a última reunião de diretoria realizada no dia 19/02, na sede da ABIGRAF, em São Paulo, o economista-chefe da Blue3, Roberto Simioni, ministrou uma apresentação sobre os rumos da economia no Brasil e no mundo para 2025 – e os possíveis impactos das atitudes do Governo de Donald Trump no cenário global.
A convite de Ricardo Coube, Presidente do Sindigraf-SP, Simioni destacou o risco de alta de preços nos EUA em virtude das primeiras medidas tomadas por Trump sobre taxar importações e gerar incertezas nos rumos da economia mundial. Para o Brasil, o economista alertou que o aumento de gastos do Estado, aliado ao viés de alta dos juros (para conter a alta da inflação) e à tendência global de alta do dólar (efeito Trump) pode fazer a moeda norte-americana chegar ao patamar de R$ 7.
Outro ponto destacado por Simioni é a possibilidade de desvalorização da moeda chinesa, o renminbi, o que tornaria o produto chinês mais barato e acirraria a concorrência interna no mercado brasileiro.
Para ele, os efeitos reais das decisões políticas e econômicas tomadas no início deste ano começarão a ser sentidos no próximo semestre, quando, então, se poderá ter uma ideia mais clara dos acertos e erros (e suas consequências), tanto em nível mundial, como para a economia interna brasileira.