16 de dezembro de 2020

Eleições movimentam gráficas e faturamento aumenta

3ª Pesquisa da ABIGRAF sobre os impactos da pandemia revela clima de otimismo no setor gráfico, mesmo com insumos cada vez mais caros, que prejudicam retomada consistente dos negócios.

A terceira pesquisa ABIGRAF sobre os impactos da pandemia nos negócios revela que as eleições desse ano foram um alento para boa parte das empresas: 51% das gráficas do país produziram materiais de campanha e 33,4% delas registraram aumentos superiores a 30% no faturamento.

O otimismo dos gráficos com a retomada da economia também merece destaque: 70% das empresas esperam ter faturamento maior do que em 2020, mesmo com 34,2% delas registrando queda nos negócios entre 60 e 70% em 2020, se comparado com o faturamento em 2019.

A venda de produtos gráficos pela internet, que já fazia parte do portfólio de 27% das empresas, cresceu 14%. Enquanto isso, 35% das empresas pretendem aderir ao e-commerce em breve, contra 24% de gráficas que não vão adotar esse modelo de vendas.

A capacidade de produção das empresas gráficas brasileiras é bem maior do que a atual demanda: 68% das empresas estão com equipamentos ociosos e podem aumentar a produção.

Para o presidente da ABIGRAF, Levi Ceregato, o clima de otimismo se justifica porque em 2021, sem eleições, o Congresso deve acelerar a aprovação das reformas e o foco será em solucionar os problemas do país. “O dado mais positivo da pesquisa é em relação ao emprego, porque 53% das empresas não demitiram ninguém e apenas 20% das empresas que demitiram ainda não recontrataram, mas esperam fazê-lo em 2021. Estamos preparados para crescer e temos criatividade e poder de inovação para isso”, afirma Ceregato, que lamenta o aumento médio de 20% nos preços dos insumos gráficos, relatado por 96% das empresas do setor.

Seguindo a tendência das duas primeiras pesquisas, 33% das gráficas incorporaram novos segmentos e conseguiram manter os negócios ativos. Embalagens em geral (principalmente para e-commerce), rótulos e etiquetas e serviços digitais para empresas foram os segmentos preferidos dos empresários).

Para ter acesso ao resultado completo da pesquisa, clique aqui.

Noticias Relacionadas

06 de fevereiro de 2025

Suzano inaugura oficialmente a maior fábrica de celulose em linha única do mundo

A Suzano inaugurou a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, em Ribas do Rio Pardo (MS). A cerimônia, realizada no último dia 5 de dezembro de 2024, contou com a presença de autoridades federais, entre elas, a do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e do presidente da Suzano, Beto Abreu, além de representantes dos governos federal, estadual e municipal, autoridades locais e executivos e executivas da Suzano.

Leia mais
06 de fevereiro de 2025

RD Saúde fecha acordo com a Papirus para aquisição de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem

A RD Saúde, dona das redes Raia e Drogasil, fechou um acordo pioneiro com a fabricante de papel Papirus para aquisição de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem. A ação visa compensar o impacto das embalagens utilizadas em produtos da sua linha Needs, cuja uma das submarcas é a Needs Natos, fundada em 2024 da junção das palavras “natureza” e “atos”, com o intuito de ser sustentável e utilizar ativos e ingredientes naturais nos cosméticos.

Leia mais
06 de fevereiro de 2025

Fedrigoni Special Papers apresenta novos papéis especiais para rótulos Wet-Glue Collection

A Fedrigoni apresentou a coleção Wet-Glue, uma seleção dos seus papéis mais emblemáticos para rótulos, disponíveis em formato de folha para rotulagem com wet-glue. Concebida para ser utilizada nas indústrias de bebidas e alimentos gourmet, a nova gama Wet-Glue Collection apresenta papéis resistentes à umidade com tecnologia de alto desempenho e propriedades de barreira para suportar condições críticas (como gordura e variações de temperatura), além de uma excelente capacidade de impressão.

Leia mais