16 de dezembro de 2020

Eleições movimentam gráficas e faturamento aumenta

3ª Pesquisa da ABIGRAF sobre os impactos da pandemia revela clima de otimismo no setor gráfico, mesmo com insumos cada vez mais caros, que prejudicam retomada consistente dos negócios.

A terceira pesquisa ABIGRAF sobre os impactos da pandemia nos negócios revela que as eleições desse ano foram um alento para boa parte das empresas: 51% das gráficas do país produziram materiais de campanha e 33,4% delas registraram aumentos superiores a 30% no faturamento.

O otimismo dos gráficos com a retomada da economia também merece destaque: 70% das empresas esperam ter faturamento maior do que em 2020, mesmo com 34,2% delas registrando queda nos negócios entre 60 e 70% em 2020, se comparado com o faturamento em 2019.

A venda de produtos gráficos pela internet, que já fazia parte do portfólio de 27% das empresas, cresceu 14%. Enquanto isso, 35% das empresas pretendem aderir ao e-commerce em breve, contra 24% de gráficas que não vão adotar esse modelo de vendas.

A capacidade de produção das empresas gráficas brasileiras é bem maior do que a atual demanda: 68% das empresas estão com equipamentos ociosos e podem aumentar a produção.

Para o presidente da ABIGRAF, Levi Ceregato, o clima de otimismo se justifica porque em 2021, sem eleições, o Congresso deve acelerar a aprovação das reformas e o foco será em solucionar os problemas do país. “O dado mais positivo da pesquisa é em relação ao emprego, porque 53% das empresas não demitiram ninguém e apenas 20% das empresas que demitiram ainda não recontrataram, mas esperam fazê-lo em 2021. Estamos preparados para crescer e temos criatividade e poder de inovação para isso”, afirma Ceregato, que lamenta o aumento médio de 20% nos preços dos insumos gráficos, relatado por 96% das empresas do setor.

Seguindo a tendência das duas primeiras pesquisas, 33% das gráficas incorporaram novos segmentos e conseguiram manter os negócios ativos. Embalagens em geral (principalmente para e-commerce), rótulos e etiquetas e serviços digitais para empresas foram os segmentos preferidos dos empresários).

Para ter acesso ao resultado completo da pesquisa, clique aqui.

Noticias Relacionadas

12 de junho de 2025

Abigraf Nacional: 60 anos em prol da indústria de impressão do Brasil

Quanta história cabe em seis décadas? Em uma situação sem precedentes na trajetória da humanidade, assistimos à evolução tecnológica a passos largos, com novidades surgindo e desaparecendo em poucos anos em diversos segmentos de mercado e da indústria. Isso tem moldado e derrubado hábitos, além de transformar nossa cultura e nosso dia a dia.

Leia mais
12 de junho de 2025

Heidelberg inaugura Home of Print e reafirma liderança em seus 175 anos

A Heidelberger Druckmaschinen AG, um dos pilares da indústria gráfica mundial, celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais. O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.

Leia mais
12 de junho de 2025

Mauricio Ferreira é o convidado do novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf

Já está no ar o novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf apresentando, como convidado, o Country Manager na HP Brasil Mauricio Ferreira, reconhecido pela habilidade em transformar desafios em oportunidades, liderar times de alta performance e impulsionar o crescimento de mercado em ambientes dinâmicos e altamente exigentes.

Leia mais