19 de fevereiro de 2021

Embalagens e o meio ambiente: empresas inovam durante pandemia de Covid-19

Inovação foi um dos temas mais buscados pelas empresas no intuito de diminuir os impactos causados pela Covid-19. Muitas delas foram afetadas e inovar virou sinônimo de sobrevivência.

Através de uma sinergia com outra empresa do mesmo grupo, a Forest Paper criou o papel GreenKraft. Este produto é proveniente da reciclagem de embalagens cartonadas. Para quem não conhece, as embalagens cartonadas são formadas por multicamadas de papel cartão, folha de alumínio e plástico (polietileno). São aquelas caixas de leite ou de suco também conhecidas como longa vida.

A outra empresa do grupo, a Revita, é especializada na reciclagem destas embalagens. Posicionada como uma empresa de soluções ambientais, a Revita é uma recicladora empenhada na melhoria da sua tecnologia em apoio ao meio ambiente.

O papel normalmente é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose e é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada. Mas então, como é feito este papel kraft?

A Revita recicla estas embalagens cartonadas e obtém deste processo a celulose nomeada Revitacel. Desta celulose a Forest Paper produz o GreenKraft. O GreenKraft foi desenvolvido nos princípios do Design Circular e faz parte da chamada Economia Circular.

O diferencial da Economia Circular é que ela faz com que algo que seria considerado lixo, seja reaproveitado em um modelo circular. Ao invés de extrair, produzir e descartar (economia linear), nós produzimos, utilizamos e reciclamos.

Este produto criado pela Forest também foi pensado na ação e prática dos 3 Rs da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e sua aplicação é diversa. No site da empresa, https://www.forestpaper.com.br/greenkraft/, encontram-se os exemplos do que pode ser feito com o GreenKraft.

Sacos e sacolas fazem parte destes exemplos. Outras empresas utilizam o papel kraft para produzir estes mesmos sacos e sacolas. Por que não utilizar um kraft sustentável nesta produção? A Revita criou cadernos e calendários feitos totalmente com o GreenKraft, outro exemplo da sua aplicabilidade.

Para o mercado de delivery, por exemplo, este produto se encaixaria perfeitamente. Este segmento teve um grande crescimento em 2020. Antes o que era tido como opção se tornou uma necessidade.

Segundo o site Statista, portal on-line de estatísticas, os consumidores fizeram com que os aplicativos de delivery dessem um salto. Em 6 de março de 2020 o download de apps de delivery, incluindo os de comida, cresceu mais de 120% se comparado à mesma data em 2019 no país. Em 2017, 47% dos usuários de smartphone afirmaram usar aplicativos para pedir comida. Esse número aumentou para 72% em 2020.

A combinação do delivery com uma embalagem sustentável faz todo o sentindo. Este é apenas um exemplo de como a inovação combinada com o meio ambiente é necessária para os anos que estão por vir.

Para mais informações sobre este produto e as empresas:

www.forestpaper.com.br
revita.ind.br

+55 (11) 3849-5300 ou WhatsApp: +55 (11) 99968-3766

Noticias Relacionadas

12 de junho de 2025

Abigraf Nacional: 60 anos em prol da indústria de impressão do Brasil

Quanta história cabe em seis décadas? Em uma situação sem precedentes na trajetória da humanidade, assistimos à evolução tecnológica a passos largos, com novidades surgindo e desaparecendo em poucos anos em diversos segmentos de mercado e da indústria. Isso tem moldado e derrubado hábitos, além de transformar nossa cultura e nosso dia a dia.

Leia mais
12 de junho de 2025

Heidelberg inaugura Home of Print e reafirma liderança em seus 175 anos

A Heidelberger Druckmaschinen AG, um dos pilares da indústria gráfica mundial, celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais. O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.

Leia mais
12 de junho de 2025

Mauricio Ferreira é o convidado do novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf

Já está no ar o novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf apresentando, como convidado, o Country Manager na HP Brasil Mauricio Ferreira, reconhecido pela habilidade em transformar desafios em oportunidades, liderar times de alta performance e impulsionar o crescimento de mercado em ambientes dinâmicos e altamente exigentes.

Leia mais