19 de fevereiro de 2021

Entrevista com o novo diretor comercial da PROLAM realizada por sua assessoria de imprensa

Em entrevista para a assessoria de imprensa da Prolam, Marcelo Tiepo, o novo diretor comercial da PROLAM, trouxe uma perspectiva muito interessante para o Mercado Gráfico e para o futuro da PROLAM.

Abaixo a entrevista na íntegra.

PROLAM: Marcelo, conte um pouco sobre a sua trajetória dentro da Prolam até chegar ao cargo de Diretor Comercial?

Marcelo: Em 1995, eu já estava há 10 anos na Rhodia (empresa de materiais avançados e especialidades químicas), trabalhava na área financeira e foi lá que conheci o Marcos (Marcello). Nesta época, ele e o Sergio (Bonotto) estavam montando a SB2M e me convidaram para assumir a gerência financeira. A Prolam ainda não existia nesta época. A SB2M começou com um produto e aos poucos foi crescendo com o desenvolvimento de novos produtos.
Três ou quatro anos depois, iniciei na área comercial e montei uma empresa de representação para, juntamente com o Sergio, atender alguns clientes. Neste período a marca Prolam já estava no mercado com a termolaminação gráfica.

Depois de algum tempo como representante, recebi o convite para assumir a gerência comercial, já da Prolam, e liderar a equipe montada para podermos atingir os novos objetivos traçados. Agora em 2020, a Prolam foi adquirida pela I2L (Fundo de Investimentos) e o Luca (Morando), que assumiu como novo CEO, me convidou para assumir a diretoria comercial e liderar os grandes objetivos de crescimento e investimentos que serão realizados.

PROLAM:Falando sobre mercado, com o cenário atual, qual a sua visão do mercado gráfico no Brasil atualmente?

Marcelo: O Mercado como um todo sofreu muito neste ano. O mercado gráfico já vem sofrendo há algum tempo com as novas tecnologias e com os maiores investimentos na internet. O promocional (mercado promocional) foi o que mais sentiu este impacto.

No ano passado (2019), tivemos uma virada boa e em 2020 a pandemia trouxe uma queda brusca em meados de março e abril. Felizmente tivemos uma rápida recuperação a partir dos meses de junho e julho e já em agosto conseguimos voltar ao patamar pré-COVID.

Em setembro com a entrada do Fundo, houve uma injeção de capital e, principalmente, de ânimo para todos e trouxe uma oportunidade crescimento.

P: Sendo assim, na sua visão, quais os principais desafios da PROLAM nos próximos anos?
M: Falando ainda de 2020, tivemos um grande desafio que foi manter o mercado abastecido e não deixar faltar material para todos nossos clientes. Este (desafio) posso dizer que conseguimos superar. Mantivemos o mercado abastecido e com produto para atender todas as demandas.

Como falei anteriormente, o mercado sofreu muito, mas a perspectiva 2021 é boa. Queremos nos manter na liderança de mercado e trazer novidades para nossos clientes, com produtos que trarão uma nova gama de oportunidades.
Traçamos um plano muito interessante e agressivo para os próximos 5 anos. Com a entrada da I2L, além de uma nova linha em Manaus, para aumentar nossa produção, prevemos também novos investimentos em outras empresas, assim como feito recentemente com a Coverflex (Empresa que passa a fazer parte do Grupo a partir de 2021).

Com isso, vamos buscar aumentar nossa participação no nosso mercado e ainda desenvolver novos produtos e investir em novos mercados.

P: Com os seus anos de experiência, quais os novos objetivos estratégicos da PROLAM?
M: Com o planejamento montado, estamos implantando nossa segunda linha e ela estará ativa a partir de janeiro. Conseguiremos aumentar de início nossa produção em torno de 50%. Com o capital investido, e uma reorganização de alguns setores, estamos desenvolvendo novos produtos para a linha de embalagens e queremos atender melhor nossos clientes nacionais e expandir o nosso mercado sul-americano.

P: O que podemos esperar da empresa daqui para a frente?
M: Sem dúvida, coisas boas! Já tínhamos uma visão de futuro diferenciada desde a criação da empresa, que foi projetada visando o futuro do mercado, sem permitir que ficássemos parados, e agora entramos em 2021 com o desafio de alavancagem de faturamento e trazer novidades para o mercado.
Sabemos que os próximos anos serão desafiadores e de muito trabalho, mas também sabemos que a equipe da Prolam é muito competente e levará a empresa a colher os frutos.

P: Quais os destaques na termolaminação para 2021?
M: Será um ano de grande investimento. Buscaremos a valorização de impressos como um todo. Já existe um trabalho muito sólido com gráficas e editoras que agrega bastante no desenvolvimento de novos produtos.

Temos o Prolam Prata, Prolam Soft Touch e o Prolam Scuff Free que são especialidades que vem crescendo muito nesse mercado e ainda queremos investir no crescimento da laminação para o mercado de embalagens, tanto com as laminações especiais quanto com as commodities.

Consigo ver um ano de recuperação do mercado como um todo e acredito que teremos boas notícias até o final dele.

Noticias Relacionadas

26 de julho de 2024

Com recorde de produtos inscritos, 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler anuncia seus vencedores

Em noite de gala no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris, a indústria gráfica paulista conheceu, no dia 28 de junho, os vencedores do 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler.

Leia mais
26 de julho de 2024

ABIGRAF renova parceria com a FuturePrint e marca presença no evento com stand e ações

De 10 a 13 de julho, a ABIGRAF renovou sua parceria com a FuturePrint e esteve presente no evento com um stand (para receber associados e visitantes) e diversas ações.

Leia mais
26 de julho de 2024

Com presença da ABIGRAF, segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas se encontra na Flexo & Labels Expo 2024

De 25 a 28 de junho, o segmento de rótulos autoadesivos e flexografia do Brasil e América Latina se encontrou para outro grande evento de tecnologia e negócios: a Flexo & Labels Expo 2024, que aconteceu em sua terceira edição no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Leia mais