A menos de um mês da cerimônia de entrega, o 18º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho ganhou uma dose extra de expectativa com a exposição dos produtos concorrentes, realizada nos dias 25 e 26 de maio na sede do Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná), em Curitiba. O objetivo da exposição foi dar oportunidade aos participantes de eventualmente contestarem o enquadramentos dos seus produtos nas categorias, mas também serviu para evidenciar que a disputa pelos troféus vai ser acirrada.
Contando com 544 produtos inscritos em 60 categorias pelas 30 empresas participantes, a exposição recebeu os representantes de diversas gráficas concorrentes ao prêmio. A avaliação, em geral, é de que os dois anos em que a premiação não foi realizada em virtude da pandemia instigaram ainda mais a busca por melhoria da qualidade e inovação. “Foi muito bom estar novamente no Sigep/Abigraf-PR e verificar os produtos que estão concorrendo ao prêmio. Após análise, verifiquei peças muito bem feitas e com um grau de dificuldade grande”, disse o diretor da Belton Gráfica, Luciano Szurmiak.
A inovação das peças também foi destaque. “Com toda certeza, está alto o nível de qualidade, inovação e diversidade de acabamentos. Ficamos surpresos com várias peças”, observou Lizi Ghadieh, da área de Marketing da Gráfica Malires.
O reflexo da pandemia no dia a dia das pessoas e, claro, nos negócios das gráficas, como o crescimento do comércio eletrônico, foi notado pela assistente comercial da Corgraf, Josy Nascimento. “Notei aumento de inscrições nas áreas de embalagem e rótulos e, por outro lado, queda nos materiais promocionais. Mas, em geral, produtos muito bons em todas as categorias, o que sinaliza que a concorrência vai ser grande entre as gráficas concorrentes”.
Para o presidente do Sigep/Abigraf-PR, Edson Benvenho, já era esperado o alto nível. “A exposição foi um aperitivo de como será concorrida a premiação este ano. Vimos produtos de ótima qualidade, provando que o setor gráfico paranaense, como já esperávamos, continua investindo em inovação e em soluções para as necessidades dos clientes, apesar de todos os contratempos, como a pandemia”.
A entrega do 18º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho acontecerá em 24 de junho, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba.