27 de maio de 2021

Gráficos e escritores do Brasil e de Portugal debatem as diferenças da leitura em papel ou digital

Webinar realizada pela Cavaleiros de Gutenberg teve apoio da APIGRAF, ABIGRAF e participação de Carlos Di Giorgio e João Scortecci.

(Via APIGRAF)

O que retemos quando lemos em papel e em digital? Os nativos digitais leem melhor em digital que os seus pais? Que impacto tem o suporte papel/digital na educação, na disseminação de “fake news” ou no volume do que lemos? Estas são algumas das questões que foram debatidas no webinar “A leitura em suporte papel e digital”, que a Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona promoveu em março.

Inspirado na “Declaração de Stavanger” (clique aqui e selecione “português” para ter acesso à integra do documento), o debate buscou apresentar as perspectivas portuguesa e brasileira pela visão dos escritores Rui Zink e João Scortecci e dos presidentes de quatro organizações que conhecem bem os temas da leitura: Carlos Di Giorgio (ABIGRAF NACIONAL), João Alvim (APEL), Lopes de Castro (APIGRAF) e João Palmeiro (APIMPRENSA).

A Declaração de Stavanger é uma extensa pesquisa de quatro anos realizada por um grupo de 200 acadêmicos e investigadores de toda a Europa que estudam a leitura, a edição de texto e as características comuns entre os leitores e os impactos da digitalização nas práticas de leitura. O documento é considerado fundamental para compreender porque a leitura em papel é insubstituível.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais