27 de maio de 2021

Gráficos e escritores do Brasil e de Portugal debatem as diferenças da leitura em papel ou digital

Webinar realizada pela Cavaleiros de Gutenberg teve apoio da APIGRAF, ABIGRAF e participação de Carlos Di Giorgio e João Scortecci.

(Via APIGRAF)

O que retemos quando lemos em papel e em digital? Os nativos digitais leem melhor em digital que os seus pais? Que impacto tem o suporte papel/digital na educação, na disseminação de “fake news” ou no volume do que lemos? Estas são algumas das questões que foram debatidas no webinar “A leitura em suporte papel e digital”, que a Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona promoveu em março.

Inspirado na “Declaração de Stavanger” (clique aqui e selecione “português” para ter acesso à integra do documento), o debate buscou apresentar as perspectivas portuguesa e brasileira pela visão dos escritores Rui Zink e João Scortecci e dos presidentes de quatro organizações que conhecem bem os temas da leitura: Carlos Di Giorgio (ABIGRAF NACIONAL), João Alvim (APEL), Lopes de Castro (APIGRAF) e João Palmeiro (APIMPRENSA).

A Declaração de Stavanger é uma extensa pesquisa de quatro anos realizada por um grupo de 200 acadêmicos e investigadores de toda a Europa que estudam a leitura, a edição de texto e as características comuns entre os leitores e os impactos da digitalização nas práticas de leitura. O documento é considerado fundamental para compreender porque a leitura em papel é insubstituível.

Noticias Relacionadas

16 de abril de 2026

ABIGRAF Minas e o SIGEMG iniciam agenda com governo de minas para fortalecer o setor gráfico mineiro

A diretoria da ABIGRAF-MG e do SIGEMG deu o pontapé inicial em uma agenda estratégica para atender às demandas do setor gráfico mineiro. Na última quarta-feira (15/04), as entidades receberam representantes do Governo do Estado para discutir desafios e oportunidades da indústria gráfica.

Leia mais
16 de abril de 2026

Caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS leva 27 empresas para a Expo Print 2026

Mais de 100 gaúchos estiveram na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, que ocorreu de 24 a 28/03, na Expo Center Norte, em São Paulo. Pela caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS foram 27 empresas, de diversas regiões, que visitaram a feira entre 25 e 27/03. 

Leia mais
16 de abril de 2026

Ibá, Metrô de SP e Abigraf transformam estações em ‘bibliotecas vivas’ no Dia Mundial do Livro

No próximo dia 23 de abril, quem transitar pelas principais estações do Metrô de São Paulo encontrará um inesperado respiro literário em meio ao fluxo acelerado da capital.

Leia mais