06 de outubro de 2015

Grandes momentos

Comentando tendências durante o 16º Congraf, os representantes da Drupa, Werner Mathias Dornscheidt e Claus Bolza-Schünemann – respectivamente, CEO da Messe Düssenldorf, organizadora da maior feira mundial de equipamentos gráficos e presidente da edição de 2016 do evento – apontaram como mercados em crescimento a impressão de embalagens, que deve aumentar 7,5% ao ano na próxima década; a industrial e funcional, com foco na integração de processos e personalização; a impressão 3D, que promete crescer 25% ao ano no próximo período e traz para o setor gráfico a possibilidade de atuação em novos mercados, como o médico, de automação e automobilístico.

No mercado imediato, os organizadores da Drupa apontaram alta demanda para a impressão direta em garrafas, latas, azulejos e tecidos, que impulsionam a impressão digital e o mercado de tintas à base de água e UV. A impressão ótica é outra modalidade com boas perspectivas, em substituição aos rótulos e etiquetas convencionais, além da impressão focada no conceito de indústria 4.0, que atende de forma personalizada e integrada aos sistemas dos clientes.

A abertura ao novo e a necessidade de adotar atitudes centradas nas expectativas e necessidades do consumidor, foram os focos das palestras de Gisela Schulzinger e Thiago Gomes de Almeida, respectivamente, presidente da Associação Brasileira de Embalagem (Abre) e professor do Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais do Rio de Janeiro (IBMEC/RJ). Ambos frisaram que a inovação não se limita a equipamentos e só existe em ambientes que não são hostis a falhas. Precisam fazer parte da cultura da empresa. Outra dica: inovar também não é mais questão de estratégia ou de diferenciação, é necessidade, mas só tem valor se trouxer benefícios perceptíveis aos usuários.

Encerrando as palestras do segundo dia, o israelense Rafi Albo, CEO da Segmarketing, deu um puxão de orelha nos brasileiros. Segundo ele, as indústrias do setor não hesitam em investir R$ 2 milhões em um equipamento mais moderno, mas não investem R$ 5 mil em treinamentos que levem ao desenvolvimento de conteúdos gráficos inovadores. Essa distorção faz com que, ao receber um visitante em sua gráfica, o industrial brasileiro direcione as atenções para as máquinas e não para os produtos que cria e que são seu verdadeiro negócio. Albo discorreu sobre mercados em expansão, como os de personalização e codificação sequencial (QR).

Noticias Relacionadas

06 de fevereiro de 2025

Suzano inaugura oficialmente a maior fábrica de celulose em linha única do mundo

A Suzano inaugurou a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, em Ribas do Rio Pardo (MS). A cerimônia, realizada no último dia 5 de dezembro de 2024, contou com a presença de autoridades federais, entre elas, a do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e do presidente da Suzano, Beto Abreu, além de representantes dos governos federal, estadual e municipal, autoridades locais e executivos e executivas da Suzano.

Leia mais
06 de fevereiro de 2025

RD Saúde fecha acordo com a Papirus para aquisição de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem

A RD Saúde, dona das redes Raia e Drogasil, fechou um acordo pioneiro com a fabricante de papel Papirus para aquisição de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem. A ação visa compensar o impacto das embalagens utilizadas em produtos da sua linha Needs, cuja uma das submarcas é a Needs Natos, fundada em 2024 da junção das palavras “natureza” e “atos”, com o intuito de ser sustentável e utilizar ativos e ingredientes naturais nos cosméticos.

Leia mais
06 de fevereiro de 2025

Fedrigoni Special Papers apresenta novos papéis especiais para rótulos Wet-Glue Collection

A Fedrigoni apresentou a coleção Wet-Glue, uma seleção dos seus papéis mais emblemáticos para rótulos, disponíveis em formato de folha para rotulagem com wet-glue. Concebida para ser utilizada nas indústrias de bebidas e alimentos gourmet, a nova gama Wet-Glue Collection apresenta papéis resistentes à umidade com tecnologia de alto desempenho e propriedades de barreira para suportar condições críticas (como gordura e variações de temperatura), além de uma excelente capacidade de impressão.

Leia mais