01 de abril de 2020

Grupo de impressos de segurança fará cartilha de negociação para o mercado

Em reunião virtual na manhã desta terça-feira, 31/03, o grupo empresarial de Impressos de Segurança chegou ao consenso de que é preciso agir de forma institucional para garantir a livre concorrência, porém com regras de mercado que não obriguem as empresas gráficas a trabalharem, em muitos casos, no vermelho. Na maior parte dos países, as gráficas vendem cartões (de crédito, débito e private label) indexados ao dólar, no Brasil não. Além do aumento da taxa de câmbio, que está estrangulando o setor, os contratos firmados com os clientes penalizam as gráficas, pois a maioria das empresas precisam produzir grandes quantidades de material e estocar, sem comprometimento de consumo, liberando e faturando os lotes de acordo com pedidos posteriores.

Segundo o coordenador do grupo, André Machado, a cartilha vai ser uma ferramenta para que o mercado seja mais justo. “Já estamos elaborando um questionário para que as empresas indiquem quais os problemas contratuais que as impedem de ter lucro. A partir daí, vamos sugerir normas de mercado com o embasamento do departamento jurídico da entidade e agir em duas frentes: de maneira institucional, junto às entidades que representam nossos clientes e junto ao governo, para que a legislação seja alterada, principalmente em relação ao câmbio”. A previsão é de que o lançamento da cartilha aconteça até o final de abril.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais