01 de abril de 2020

Grupo de impressos de segurança fará cartilha de negociação para o mercado

Em reunião virtual na manhã desta terça-feira, 31/03, o grupo empresarial de Impressos de Segurança chegou ao consenso de que é preciso agir de forma institucional para garantir a livre concorrência, porém com regras de mercado que não obriguem as empresas gráficas a trabalharem, em muitos casos, no vermelho. Na maior parte dos países, as gráficas vendem cartões (de crédito, débito e private label) indexados ao dólar, no Brasil não. Além do aumento da taxa de câmbio, que está estrangulando o setor, os contratos firmados com os clientes penalizam as gráficas, pois a maioria das empresas precisam produzir grandes quantidades de material e estocar, sem comprometimento de consumo, liberando e faturando os lotes de acordo com pedidos posteriores.

Segundo o coordenador do grupo, André Machado, a cartilha vai ser uma ferramenta para que o mercado seja mais justo. “Já estamos elaborando um questionário para que as empresas indiquem quais os problemas contratuais que as impedem de ter lucro. A partir daí, vamos sugerir normas de mercado com o embasamento do departamento jurídico da entidade e agir em duas frentes: de maneira institucional, junto às entidades que representam nossos clientes e junto ao governo, para que a legislação seja alterada, principalmente em relação ao câmbio”. A previsão é de que o lançamento da cartilha aconteça até o final de abril.

Noticias Relacionadas

26 de julho de 2024

Com recorde de produtos inscritos, 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler anuncia seus vencedores

Em noite de gala no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris, a indústria gráfica paulista conheceu, no dia 28 de junho, os vencedores do 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler.

Leia mais
26 de julho de 2024

ABIGRAF renova parceria com a FuturePrint e marca presença no evento com stand e ações

De 10 a 13 de julho, a ABIGRAF renovou sua parceria com a FuturePrint e esteve presente no evento com um stand (para receber associados e visitantes) e diversas ações.

Leia mais
26 de julho de 2024

Com presença da ABIGRAF, segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas se encontra na Flexo & Labels Expo 2024

De 25 a 28 de junho, o segmento de rótulos autoadesivos e flexografia do Brasil e América Latina se encontrou para outro grande evento de tecnologia e negócios: a Flexo & Labels Expo 2024, que aconteceu em sua terceira edição no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Leia mais