27 de maio de 2021

Hubergroup participa do desenvolvimento da primeira embalagem biocompostável para vegetais higienizados

De um lado um produtor de alimentos intrinsicamente comprometido com a saúde e o bem-estar do consumidor. Do outro um especialista em embalagens flexíveis e seu fornecedor de tintas para impressão, duas empresas que também levam muito a sério o compromisso com a sustentabilidade. Da união dessas três pontas acaba de nascer a primeira embalagem brasileira 100% biodegradável para vegetais higienizados. Impressa em filme biocompostável (biodegradável + compostável), a novidade já está nas gôndolas dos supermercados.

A ideia partiu do desejo do Grupo Campanha de inovar nas embalagens, enfatizando o alinhamento com as melhores práticas ambientais. “Hoje, todas as grandes empresas têm, ou pelo menos deveriam ter, a responsabilidade de produzir sem afetar as gerações futuras”, comenta Jackson Monteiro, gerente de produção do Grupo Campanha. “No nosso caso, esse comprometimento começa no campo, no plantio, e vai até o descarte de nossas embalagens, que agora contam com um diferencial importante.”

O destaque da nova embalagem é a compostagem: o produto se degrada, transformando-se em húmus de alto valor nutricional. Para isso foi preciso unir matérias-primas alinhadas ao conceito da economia circular (cradle to cradle). A embalagem utiliza filme transparente à base de celulose e distribuído no Brasil pelo Grupo FR Embalagens, sendo impressa com tinta da Hubergroup com certificação Cradle to Cradle.

Para a utilização do novo filme, combinado à tinta Gecko Frontal Eco, foi preciso uma série de testes, envolvendo inclusive o laboratório da Huber na Itália, visando a definição exata da quantidade de tinta a ser aplicada sobre o material, garantindo a rápida compostagem. “Em função disso, propusemos ajustes de design para que tivéssemos o mínimo de tinta possível sobre o filme”, conta Carolina Delavald, responsável pelo projeto no departamento comercial da Hubergroup Brasil. Cumprindo as exigências do cliente, a composição da tinta foi avaliada e certificada por organismo internacional como produto compostável domesticamente.

Para o hubergroup, pensar na sustentbilidade é um papel diário e uma grande responsabilidade perante a humanidade e a natureza.

A empresa trabalha pensando sempre em formas de poupar recursos, produzindo produtos sustentáveis e apoiando seus clientes em suas medidas de sustentabilidade.

Para o hubergroup, sustentabilidade não se trata apenas de oferecer aos clientes alguns produtos com conceito ecológico, se trata de uma mudança real de postura da empresa, seus colaboradores e produtos. Por isso a sustentabilidade faz parte dos valores da empresa e está incluída no sistema de gerenciamento global (CMS) e no código de conduta do hubergroup.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais