27 de maio de 2021

Hubergroup participa do desenvolvimento da primeira embalagem biocompostável para vegetais higienizados

De um lado um produtor de alimentos intrinsicamente comprometido com a saúde e o bem-estar do consumidor. Do outro um especialista em embalagens flexíveis e seu fornecedor de tintas para impressão, duas empresas que também levam muito a sério o compromisso com a sustentabilidade. Da união dessas três pontas acaba de nascer a primeira embalagem brasileira 100% biodegradável para vegetais higienizados. Impressa em filme biocompostável (biodegradável + compostável), a novidade já está nas gôndolas dos supermercados.

A ideia partiu do desejo do Grupo Campanha de inovar nas embalagens, enfatizando o alinhamento com as melhores práticas ambientais. “Hoje, todas as grandes empresas têm, ou pelo menos deveriam ter, a responsabilidade de produzir sem afetar as gerações futuras”, comenta Jackson Monteiro, gerente de produção do Grupo Campanha. “No nosso caso, esse comprometimento começa no campo, no plantio, e vai até o descarte de nossas embalagens, que agora contam com um diferencial importante.”

O destaque da nova embalagem é a compostagem: o produto se degrada, transformando-se em húmus de alto valor nutricional. Para isso foi preciso unir matérias-primas alinhadas ao conceito da economia circular (cradle to cradle). A embalagem utiliza filme transparente à base de celulose e distribuído no Brasil pelo Grupo FR Embalagens, sendo impressa com tinta da Hubergroup com certificação Cradle to Cradle.

Para a utilização do novo filme, combinado à tinta Gecko Frontal Eco, foi preciso uma série de testes, envolvendo inclusive o laboratório da Huber na Itália, visando a definição exata da quantidade de tinta a ser aplicada sobre o material, garantindo a rápida compostagem. “Em função disso, propusemos ajustes de design para que tivéssemos o mínimo de tinta possível sobre o filme”, conta Carolina Delavald, responsável pelo projeto no departamento comercial da Hubergroup Brasil. Cumprindo as exigências do cliente, a composição da tinta foi avaliada e certificada por organismo internacional como produto compostável domesticamente.

Para o hubergroup, pensar na sustentbilidade é um papel diário e uma grande responsabilidade perante a humanidade e a natureza.

A empresa trabalha pensando sempre em formas de poupar recursos, produzindo produtos sustentáveis e apoiando seus clientes em suas medidas de sustentabilidade.

Para o hubergroup, sustentabilidade não se trata apenas de oferecer aos clientes alguns produtos com conceito ecológico, se trata de uma mudança real de postura da empresa, seus colaboradores e produtos. Por isso a sustentabilidade faz parte dos valores da empresa e está incluída no sistema de gerenciamento global (CMS) e no código de conduta do hubergroup.

Noticias Relacionadas

23 de fevereiro de 2024

Ibá e Abigraf iniciam campanha nacional de arrecadação de livros

Até o início de abril, entidades do setor de árvores cultivadas e da indústria gráfica recolherão títulos de diversos gêneros como forma de contribuir para a 3ª edição do projeto #CirculeUmLivro São Paulo, 23 de fevereiro de 2024 – Entre […]

Leia mais
23 de fevereiro de 2024

Está disponível a edição 319 da Revista ABIGRAF

Confira mais detalhes sobre o conteúdo da nova edição e fique por dentro das novidades do setor e do ponto de vista de especialistas sobre temas atuais e de suma importância para nosso segmento!

Leia mais
23 de fevereiro de 2024

Vereadora Janaina Lima participa da reunião da Abigraf e Sindigraf-SP

A reunião mensal de diretoria da Abigraf / Sindigraf-SP contou com a presença da vereadora Janaina Lima.

Leia mais