27 de maio de 2021

Hubergroup participa do desenvolvimento da primeira embalagem biocompostável para vegetais higienizados

De um lado um produtor de alimentos intrinsicamente comprometido com a saúde e o bem-estar do consumidor. Do outro um especialista em embalagens flexíveis e seu fornecedor de tintas para impressão, duas empresas que também levam muito a sério o compromisso com a sustentabilidade. Da união dessas três pontas acaba de nascer a primeira embalagem brasileira 100% biodegradável para vegetais higienizados. Impressa em filme biocompostável (biodegradável + compostável), a novidade já está nas gôndolas dos supermercados.

A ideia partiu do desejo do Grupo Campanha de inovar nas embalagens, enfatizando o alinhamento com as melhores práticas ambientais. “Hoje, todas as grandes empresas têm, ou pelo menos deveriam ter, a responsabilidade de produzir sem afetar as gerações futuras”, comenta Jackson Monteiro, gerente de produção do Grupo Campanha. “No nosso caso, esse comprometimento começa no campo, no plantio, e vai até o descarte de nossas embalagens, que agora contam com um diferencial importante.”

O destaque da nova embalagem é a compostagem: o produto se degrada, transformando-se em húmus de alto valor nutricional. Para isso foi preciso unir matérias-primas alinhadas ao conceito da economia circular (cradle to cradle). A embalagem utiliza filme transparente à base de celulose e distribuído no Brasil pelo Grupo FR Embalagens, sendo impressa com tinta da Hubergroup com certificação Cradle to Cradle.

Para a utilização do novo filme, combinado à tinta Gecko Frontal Eco, foi preciso uma série de testes, envolvendo inclusive o laboratório da Huber na Itália, visando a definição exata da quantidade de tinta a ser aplicada sobre o material, garantindo a rápida compostagem. “Em função disso, propusemos ajustes de design para que tivéssemos o mínimo de tinta possível sobre o filme”, conta Carolina Delavald, responsável pelo projeto no departamento comercial da Hubergroup Brasil. Cumprindo as exigências do cliente, a composição da tinta foi avaliada e certificada por organismo internacional como produto compostável domesticamente.

Para o hubergroup, pensar na sustentbilidade é um papel diário e uma grande responsabilidade perante a humanidade e a natureza.

A empresa trabalha pensando sempre em formas de poupar recursos, produzindo produtos sustentáveis e apoiando seus clientes em suas medidas de sustentabilidade.

Para o hubergroup, sustentabilidade não se trata apenas de oferecer aos clientes alguns produtos com conceito ecológico, se trata de uma mudança real de postura da empresa, seus colaboradores e produtos. Por isso a sustentabilidade faz parte dos valores da empresa e está incluída no sistema de gerenciamento global (CMS) e no código de conduta do hubergroup.

Noticias Relacionadas

12 de junho de 2025

Abigraf Nacional: 60 anos em prol da indústria de impressão do Brasil

Quanta história cabe em seis décadas? Em uma situação sem precedentes na trajetória da humanidade, assistimos à evolução tecnológica a passos largos, com novidades surgindo e desaparecendo em poucos anos em diversos segmentos de mercado e da indústria. Isso tem moldado e derrubado hábitos, além de transformar nossa cultura e nosso dia a dia.

Leia mais
12 de junho de 2025

Heidelberg inaugura Home of Print e reafirma liderança em seus 175 anos

A Heidelberger Druckmaschinen AG, um dos pilares da indústria gráfica mundial, celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais. O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.

Leia mais
12 de junho de 2025

Mauricio Ferreira é o convidado do novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf

Já está no ar o novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf apresentando, como convidado, o Country Manager na HP Brasil Mauricio Ferreira, reconhecido pela habilidade em transformar desafios em oportunidades, liderar times de alta performance e impulsionar o crescimento de mercado em ambientes dinâmicos e altamente exigentes.

Leia mais