26 de setembro de 2022

IAE-Findes: Economia do ES cresce 3% no segundo trimestre de 2022

A economia capixaba cresceu 3% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com Indicador de Atividade Econômica (IAE) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A alta foi impulsionada pelo bom desempenho dos setores de serviços e agronegócio.

A melhora na geração de empregos vem impactando todo o país. No segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021, o PIB nacional cresceu 3,2%, de acordo com o IBGE. O número foi resultado da performance dos setores de serviços (4,5%), indústria (1,9%) e agropecuária (-2,5%).

Desempenho dos setores

Na comparação entre o segundo trimestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior, podemos destacar o bom desempenho do setor de serviços (5,9%), que cresceu pelo sétimo trimestre consecutivo. Sozinho, ele corresponde a 58,4% da economia capixaba.

Entre as atividades desenvolvidas pelo setor, a indústria registrou queda de 3,5%, explicada, principalmente, pelo cenário global. O recuo da indústria deve-se ao desempenho da indústria extrativa (-11,9%) e de transformação (-1,5%), que tiveram resultados negativos, enquanto energia e saneamento (8,7%) e construção (5,2%) cresceram no mesmo período.

No recorte da indústria da transformação, houve alta na fabricação de papel e celulose (18,5%) e na produção de alimentos (5,2%). Por outro lado, minerais não metálicos (-7,2%) e metalurgia (-5,6%) tiveram desempenho negativo.

Confira aqui a pesquisa completa.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais