03 de março de 2023

Já conhece o Comitê Brasileiro de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (CB27) ?

Com o objetivo de  promover a inovação, suporte técnico e a capacitação setorial, a Abigraf Nacional assume a coordenação e secretaria do Comitê Brasileiro de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (CB-27), atuando na elaboração e revisão das normas técnicas do nosso setor.

O CB27 é credenciado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e patrocinado pelo Sindigraf-SP, com a função de elaborar Normas Técnicas para o setor gráfico brasileiro, além de participar de atividades de normalização de organizações internacionais, como o TC130 da ISO e o MERCOSUL.

As Normas facilitam a produção, criando procedimentos de trabalho, otimizando tempo e dinheiro, minimizando desperdício de recursos naturais, e possibilitando a importação e exportação, além de garantirem a qualidade e segurança dos produtos e serviços que chegam até o consumidor. A indústria gráfica também se beneficia com a aplicação de Normas, como a ABNT NBR ISO 9001 Gestão da Qualidade ou a série ISO 14000 Gestão Ambiental.

Para desenvolver essas Normas específicas a ABNT conta com o trabalho do CB-27, que já desenvolveu mais de 70 Normas técnicas voltadas para o setor gráfico brasileiro, além de participar do desenvolvimento de Normas internacionais.

Fique ligado, em breve compartilharemos a agenda de cada comissão e o andamento de seus respectivos trabalhos.

Noticias Relacionadas

02 de abril de 2026

Estão abertas inscrições para categoria Fornecedores no 22º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica

Com novidades na metodologia de apuração dos ganhadores, estão abertas até 29 de maio de 2026 as inscrições para a categoria Fornecedores do 22º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, realizado pelo Sigep/Abigraf-PR com auditoria do Senai-PR.

Leia mais
02 de abril de 2026

Power of Print 2026 está com inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Power of Print 2026 (PoP), uma realização da Two Sides Brasil, com correalização da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), ESPM e PropMark.

Leia mais
02 de abril de 2026

Abigraf Nacional realiza visita à Canopus Química

No último dia 1º de abril, o gerente executivo da Abigraf, Rogério Camilo, conheceu a planta industrial da Canopus Química, em Diadema (SP), fabricante de tintas e vernizes para uso na indústria gráfica com atuação em todo o Brasil.

Leia mais