Com o tema “Tudo Começa na Livraria”, a 30ª Convenção Nacional das Livrarias teve início no dia 30/6, no Hotel Meliá, em São Paulo.
A Abigraf-SP e Sindigraf-SP patrocinaram o evento, que teve o objetivo de destacar as tendências do setor e a valorização do livro e das livrarias. João Scortecci, presidente da Abigraf- SP, participou do painel: “A não Isenção Tributária do Livro e as políticas de apoio ao setor”. Com participação de Vitor Tavares (CBL), Rui Nogueira (Patri), e José Ângelo de Oliveira (Abrelivros), a conversa focou na possível reforma tributária, que propõe uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que pode fazer o livro ser taxado em até 12% e chegar ao leitor até 20% mais caro.
João Scortecci, lembra que o livro é isento de imposto, mas que todo o processo que envolve sua construção passa por diferentes custos. Ele ainda deu o exemplo do mercado livreiro francês, onde as livrarias independentes francesas são adotadas por editoras e assim conseguem diminuir o custo da casa e aumentar a renda.