26 de agosto de 2022

Levantamento realizado pela FGV revela que a confiança do consumidor melhora e atinge nível do período pré pandemia

De acordo com a sondagem do consumidor, realizada pela FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou mais uma vez, com alta de 5,2% entre os meses de julho e agosto, para 83,6 pontos na série dessazonalizada. A elevação se deveu, sobretudo, a uma percepção mais otimista sobre o futuro, já que o Índice de Expectativas (IE) subiu 6,9% no período. No mesmo sentido, o Índice de Situação Atual (ISA) voltou a subir e apontou alta de 2,0% na variação mensal dos dados dessazonalizados.

A confiança do consumidor tem apresentado bom desempenho no início do segundo semestre e já soma o quarto avanço mensal consecutivo, atingindo o maior nível desde fevereiro de 2020 (87,8 pontos) na série dessazonalizada. Vale lembrar que com o resultado de agosto o indicador atinge o mesmo nível pré-pandemia, podendo superá-lo ao longo do semestre a depender do desempenho macro da economia interna e da situação econômica internacional.

Na comparação interanual o ISA apontou elevação de 2,6%, puxando para cima o índice agregado, que está 1,7% acima do nível registrado em agosto de 2021. O IE, por sua vez, subiu 1,1% nesta base de comparação, contribuindo para acelerar a alta do ICC.

Por fim, de acordo com a FGV, o resultado do mês está associado a uma percepção mais otimista sobre o futuro no curto prazo, principalmente entre os consumidores de renda mais elevada. Movimento que se confirma com a melhora do mercado de trabalho e redução da inflação nas últimas aferições, além dos estímulos ao consumo anunciados pelo governo para o resto do ano. Com isso, a confiança do consumidor pode continuar com resultado positivo nos próximos meses, mas deve ter seu desempenho afetado pelas instabilidades do período eleitoral. O Informe Econômico é um relatório que contém informações resumidas sobre variáveis econômicas e suas tendências e são publicadas logo após a divulgação oficial dos indicadores. Este material é realizado pela Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais