26 de agosto de 2022

Levantamento realizado pela FGV revela que a confiança do consumidor melhora e atinge nível do período pré pandemia

De acordo com a sondagem do consumidor, realizada pela FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou mais uma vez, com alta de 5,2% entre os meses de julho e agosto, para 83,6 pontos na série dessazonalizada. A elevação se deveu, sobretudo, a uma percepção mais otimista sobre o futuro, já que o Índice de Expectativas (IE) subiu 6,9% no período. No mesmo sentido, o Índice de Situação Atual (ISA) voltou a subir e apontou alta de 2,0% na variação mensal dos dados dessazonalizados.

A confiança do consumidor tem apresentado bom desempenho no início do segundo semestre e já soma o quarto avanço mensal consecutivo, atingindo o maior nível desde fevereiro de 2020 (87,8 pontos) na série dessazonalizada. Vale lembrar que com o resultado de agosto o indicador atinge o mesmo nível pré-pandemia, podendo superá-lo ao longo do semestre a depender do desempenho macro da economia interna e da situação econômica internacional.

Na comparação interanual o ISA apontou elevação de 2,6%, puxando para cima o índice agregado, que está 1,7% acima do nível registrado em agosto de 2021. O IE, por sua vez, subiu 1,1% nesta base de comparação, contribuindo para acelerar a alta do ICC.

Por fim, de acordo com a FGV, o resultado do mês está associado a uma percepção mais otimista sobre o futuro no curto prazo, principalmente entre os consumidores de renda mais elevada. Movimento que se confirma com a melhora do mercado de trabalho e redução da inflação nas últimas aferições, além dos estímulos ao consumo anunciados pelo governo para o resto do ano. Com isso, a confiança do consumidor pode continuar com resultado positivo nos próximos meses, mas deve ter seu desempenho afetado pelas instabilidades do período eleitoral. O Informe Econômico é um relatório que contém informações resumidas sobre variáveis econômicas e suas tendências e são publicadas logo após a divulgação oficial dos indicadores. Este material é realizado pela Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC.

Noticias Relacionadas

16 de abril de 2026

ABIGRAF Minas e o SIGEMG iniciam agenda com governo de minas para fortalecer o setor gráfico mineiro

A diretoria da ABIGRAF-MG e do SIGEMG deu o pontapé inicial em uma agenda estratégica para atender às demandas do setor gráfico mineiro. Na última quarta-feira (15/04), as entidades receberam representantes do Governo do Estado para discutir desafios e oportunidades da indústria gráfica.

Leia mais
16 de abril de 2026

Caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS leva 27 empresas para a Expo Print 2026

Mais de 100 gaúchos estiveram na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, que ocorreu de 24 a 28/03, na Expo Center Norte, em São Paulo. Pela caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS foram 27 empresas, de diversas regiões, que visitaram a feira entre 25 e 27/03. 

Leia mais
16 de abril de 2026

Ibá, Metrô de SP e Abigraf transformam estações em ‘bibliotecas vivas’ no Dia Mundial do Livro

No próximo dia 23 de abril, quem transitar pelas principais estações do Metrô de São Paulo encontrará um inesperado respiro literário em meio ao fluxo acelerado da capital.

Leia mais