26 de agosto de 2022

Levantamento realizado pela FGV revela que a confiança do consumidor melhora e atinge nível do período pré pandemia

De acordo com a sondagem do consumidor, realizada pela FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou mais uma vez, com alta de 5,2% entre os meses de julho e agosto, para 83,6 pontos na série dessazonalizada. A elevação se deveu, sobretudo, a uma percepção mais otimista sobre o futuro, já que o Índice de Expectativas (IE) subiu 6,9% no período. No mesmo sentido, o Índice de Situação Atual (ISA) voltou a subir e apontou alta de 2,0% na variação mensal dos dados dessazonalizados.

A confiança do consumidor tem apresentado bom desempenho no início do segundo semestre e já soma o quarto avanço mensal consecutivo, atingindo o maior nível desde fevereiro de 2020 (87,8 pontos) na série dessazonalizada. Vale lembrar que com o resultado de agosto o indicador atinge o mesmo nível pré-pandemia, podendo superá-lo ao longo do semestre a depender do desempenho macro da economia interna e da situação econômica internacional.

Na comparação interanual o ISA apontou elevação de 2,6%, puxando para cima o índice agregado, que está 1,7% acima do nível registrado em agosto de 2021. O IE, por sua vez, subiu 1,1% nesta base de comparação, contribuindo para acelerar a alta do ICC.

Por fim, de acordo com a FGV, o resultado do mês está associado a uma percepção mais otimista sobre o futuro no curto prazo, principalmente entre os consumidores de renda mais elevada. Movimento que se confirma com a melhora do mercado de trabalho e redução da inflação nas últimas aferições, além dos estímulos ao consumo anunciados pelo governo para o resto do ano. Com isso, a confiança do consumidor pode continuar com resultado positivo nos próximos meses, mas deve ter seu desempenho afetado pelas instabilidades do período eleitoral. O Informe Econômico é um relatório que contém informações resumidas sobre variáveis econômicas e suas tendências e são publicadas logo após a divulgação oficial dos indicadores. Este material é realizado pela Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais