12 de junho de 2025

Marcelo Rubens Paiva, Drauzio Varella e Tati Bernardi estão entre os confirmados no Café Literário patrocinado pelo Papel Pólen na Bienal do Livro Rio 2025

O Papel Pólen, produto da Suzano especialmente utilizado na confecção de livros, patrocina o Café Literário da Bienal do Livro Rio 2025, espaço que será palco de encontros com grandes nomes, como o escritor e roteirista Marcelo Rubens Paiva, o médico e autor Drauzio Varella, a escritora e colunista Tati Bernardi, além de personalidades como Heloisa Perissé, Renato Nogueira e Murilo Hauser. Os debates acontecerão durante todos os dias do evento, que acontece de 13 a 22 de junho, e abordarão temas como memória, ancestralidade, saúde, cotidiano, identidade e sustentabilidade, reforçando o papel da literatura como ferramenta de transformação social.

No ano em que o Rio de Janeiro é reconhecido como Capital Mundial do Livro pela Unesco, a presença do Papel Pólen na Bienal reforça o compromisso da marca com a cultura, a sustentabilidade e a educação. Na ocasião, a marca realizará um painel para discutir os hábitos de consumo dos leitores e a sustentabilidade dessa cadeia de valor com mediação da influenciadora literária Dayhara Martins (@dayharabooks), participação de Giordano Bruno Barbosa Automare, gerente executivo de Sustentabilidade da Suzano, Matinas Suzuki Jr., fundador da Casa Matinas e ex-diretor de operações comerciais da Companhia das Letras, e Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

“O nosso apoio ao Café Literário é uma oportunidade de ampliar o diálogo sobre temas que são centrais para a literatura brasileira e a educação, mas também para a Suzano, como a sustentabilidade. Além de refletir o nosso compromisso com uma produção mais sustentável e um consumo consciente, a partir do evento queremos incentivar a escolha de itens com menor impacto ambiental até práticas como a impressão de livros sob demanda, trocas e doações”, afirma Giordano Automare, Gerente Executivo de Sustentabilidade da Suzano.

A Suzano impacta a vida de mais de 2 bilhões de pessoas no mundo por meio de produtos que incluem desde papéis de livros até papéis higiênicos, feitos a partir de matéria-prima renovável, por isso a companhia entende a importância de estimular reflexões importantes para a construção de um futuro mais sustentável, principalmente em um evento de grande alcance, como a Bienal.

Além da programação de debates, o Papel Pólen também apostará em experiências interativas para se conectar com o público do evento. Uma das novidades desta edição é a “Caça ao Kit Pólen”, ação que fez sucesso na Bienal do Livro de São Paulo em 2024, e agora estreia no Rio. A proposta convida os visitantes a participarem de uma busca por kits exclusivos escondidos pelo evento.

Os influenciadores literários Tiago Valente, Ana Julia Barros, Dayhara Martins e Dudinha Costa serão os responsáveis por esconder sacolas da marca que terão livros das editoras parceiras Record, Sextante, Global e Companhia das Letras, além de brindes especiais do Papel Pólen.

Antes do evento, os criadores de conteúdo vão publicar pistas e enigmas em seus perfis oficiais no Instagram e TikTok, desafiando os leitores a encontrarem os kits.

O Papel Pólen também estará presente em diversos pontos estratégicos da Bienal, como portões de entrada, controles de acesso, banner aéreo, mídias oficiais e brindes que serão distribuídos nos estandes das editoras parceiras Companhia das Letras, Record, Sextante, Faro e Planeta. Entre os itens estão sacolas, squeezes, moleskines, canetas e o exclusivo mapa “LiteráRio”, que destaca pontos icônicos da literatura na cidade, homenageando a Capital Mundial do Livro.

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro acontece de 13 a 22 de junho, no Rio Centro. Mais informações podem ser acessadas pelo link: https://www.bienaldolivro.com.br/informacoes/

Fonte: Suzano

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais