20 de outubro de 2016

Mílton Jung e Leny Kyrillos prestigiaram o Grupo de Líderes da Indústria

O talk show “Comunicar para Liderar”, com o jornalista Mílton Jung, âncora da Rádio CBN, e a fonoaudióloga Leny Kyrillos, doutora pela Unifesp, autores de livro com o mesmo título, realizou-se no Encontro do Grupo de Líderes na Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) em São Paulo, e despertou grande atenção de todos os presentes, que participaram de modo dinâmico, com perguntas e oportunas intervenções.

Mílton Jung salientou que “a comunicação precisa ser clara, direta e objetiva”. Destacou, ainda, as características a serem desenvolvidas para que uma pessoa seja um líder comunicador: conhecimento do tema a ser tratado; criatividade; poder de síntese; voz bem colocada; clareza na articulação; uso adequado dos recursos vocais; bom vocabulário; postura e atitude proativa; boa expressão corporal e facial; e uso adequado dos gestos.

A fonoaudióloga Leny Kyrillos acentuou que a boa comunicação não se manifesta apenas na linguagem oral, mas também na expressão e no tom da voz. Para demonstrar isso, exibiu filme de experiência feita pela Universidade da Califórnia (EUA), demonstrando que a utilização da chamada “voz do macho alfa” acaba tendo mais êxito na atenção e respeito dos interlocutores. “Esse tipo mais consistente de entonação também pode ser utilizado pelas mulheres”, ressalvou. A especialista explicou, ainda, que a postura corporal, os gestos e o olhar são fatores que impactam a comunicação. “Tudo isso pode e deve ser treinado para aprimorar a maneira de se comunicar com as pessoas”.

Dentre os aspectos mais importantes do talk show, Mílton Jung e Leny Kyrillos sintetizaram os procedimentos a serem adotados para se manter um diálogo qualificado com os interlocutores: reaprender a ouvir, pois ouvir é tão importante quanto falar; exercitar a paciência; saber perguntar; não demonstrar pressa; atenção na linguagem não verbal; identificar a necessidade do outro; buscar pontos em comum; criar vínculos que fortaleçam as relações.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais