O talk show “Comunicar para Liderar”, com o jornalista Mílton Jung, âncora da Rádio CBN, e a fonoaudióloga Leny Kyrillos, doutora pela Unifesp, autores de livro com o mesmo título, realizou-se no Encontro do Grupo de Líderes na Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) em São Paulo, e despertou grande atenção de todos os presentes, que participaram de modo dinâmico, com perguntas e oportunas intervenções.
Mílton Jung salientou que “a comunicação precisa ser clara, direta e objetiva”. Destacou, ainda, as características a serem desenvolvidas para que uma pessoa seja um líder comunicador: conhecimento do tema a ser tratado; criatividade; poder de síntese; voz bem colocada; clareza na articulação; uso adequado dos recursos vocais; bom vocabulário; postura e atitude proativa; boa expressão corporal e facial; e uso adequado dos gestos.
A fonoaudióloga Leny Kyrillos acentuou que a boa comunicação não se manifesta apenas na linguagem oral, mas também na expressão e no tom da voz. Para demonstrar isso, exibiu filme de experiência feita pela Universidade da Califórnia (EUA), demonstrando que a utilização da chamada “voz do macho alfa” acaba tendo mais êxito na atenção e respeito dos interlocutores. “Esse tipo mais consistente de entonação também pode ser utilizado pelas mulheres”, ressalvou. A especialista explicou, ainda, que a postura corporal, os gestos e o olhar são fatores que impactam a comunicação. “Tudo isso pode e deve ser treinado para aprimorar a maneira de se comunicar com as pessoas”.
Dentre os aspectos mais importantes do talk show, Mílton Jung e Leny Kyrillos sintetizaram os procedimentos a serem adotados para se manter um diálogo qualificado com os interlocutores: reaprender a ouvir, pois ouvir é tão importante quanto falar; exercitar a paciência; saber perguntar; não demonstrar pressa; atenção na linguagem não verbal; identificar a necessidade do outro; buscar pontos em comum; criar vínculos que fortaleçam as relações.