20 de outubro de 2016

Mílton Jung e Leny Kyrillos prestigiaram o Grupo de Líderes da Indústria

O talk show “Comunicar para Liderar”, com o jornalista Mílton Jung, âncora da Rádio CBN, e a fonoaudióloga Leny Kyrillos, doutora pela Unifesp, autores de livro com o mesmo título, realizou-se no Encontro do Grupo de Líderes na Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) em São Paulo, e despertou grande atenção de todos os presentes, que participaram de modo dinâmico, com perguntas e oportunas intervenções.

Mílton Jung salientou que “a comunicação precisa ser clara, direta e objetiva”. Destacou, ainda, as características a serem desenvolvidas para que uma pessoa seja um líder comunicador: conhecimento do tema a ser tratado; criatividade; poder de síntese; voz bem colocada; clareza na articulação; uso adequado dos recursos vocais; bom vocabulário; postura e atitude proativa; boa expressão corporal e facial; e uso adequado dos gestos.

A fonoaudióloga Leny Kyrillos acentuou que a boa comunicação não se manifesta apenas na linguagem oral, mas também na expressão e no tom da voz. Para demonstrar isso, exibiu filme de experiência feita pela Universidade da Califórnia (EUA), demonstrando que a utilização da chamada “voz do macho alfa” acaba tendo mais êxito na atenção e respeito dos interlocutores. “Esse tipo mais consistente de entonação também pode ser utilizado pelas mulheres”, ressalvou. A especialista explicou, ainda, que a postura corporal, os gestos e o olhar são fatores que impactam a comunicação. “Tudo isso pode e deve ser treinado para aprimorar a maneira de se comunicar com as pessoas”.

Dentre os aspectos mais importantes do talk show, Mílton Jung e Leny Kyrillos sintetizaram os procedimentos a serem adotados para se manter um diálogo qualificado com os interlocutores: reaprender a ouvir, pois ouvir é tão importante quanto falar; exercitar a paciência; saber perguntar; não demonstrar pressa; atenção na linguagem não verbal; identificar a necessidade do outro; buscar pontos em comum; criar vínculos que fortaleçam as relações.

Noticias Relacionadas

15 de maio de 2025

Europa em foco: o que move a indústria de impressão no Velho Continente

Quais caminhos a impressão vem trilhando na Europa? Quais os impactos das crises econômicas e geopolíticas no setor gráfico do Velho Continente? Como a inteligência artificial e a personalização estão moldando o futuro da comunicação visual? Essas são algumas das perguntas que guiam o sexto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, gravado diretamente de Berlim, durante a Fespa Global Print Expo 2025, realizada entre 6 e 9 de maio.

Leia mais
15 de maio de 2025

Julião Gaúna visita Gráfica Viena

O presidente da Abigraf Nacional, Julião Gaúna, visitou na semana passada a Gráfica Viena, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Leia mais
15 de maio de 2025

Print Paper 2025 reúne fornecedores, gráficos e designers para debater tendências e aplicações para uso criativo do papel

Nos dias 13 e 14 de maio, fornecedores, gráficos e designers se reuniram na sede da Abigraf, em São Paulo, para participar do Print Paper 2025, evento que teve como objetivo apresentar tendências, desafios e possibilidades de aplicações criativas para o uso do papel em diferentes mercados.

Leia mais