Um grupo de empresários e profissionais brasileiros participaram da Drupa 2016, em Düsseldorf, Alemanha, a maior feira internacional da indústria gráfica no mundo, que terminou no dia 10 de junho. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional) participou do evento com um estande compartilhado com a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Industria Gráfica (AFEIGRAF). Os primeiros números divulgados após o fechamento revelam que a Drupa 2016 teve 1.837 expositores, 260.000 visitantes de 188 países, dos quais 1.900 jornalistas e analistas de 74 países. O Brasil acabou surpreendendo e levou 1.470 visitantes entre empresários e técnicos do setor gráfico.
A presença dos visitantes estrangeiros aumentou aproximadamente 16% em relação à edição passada. A Ásia ficou com o primeiro lugar, sendo que os números de participantes da Índia (5%) e China (3%) foram os destaques. Entre os países europeus, a Itália, França, Holanda e Reino Unido ficaram como expoentes. Embora o número de visitantes tenha caído em relação à edição de 2012, quando 314.000 pessoas compareceram, para analistas do setor, o público correspondeu com um aumento qualitativo dos visitantes.
Werner Matthias Dornscheidt, CEO da Messe Dusseldorf (organizadora do evento) observou que aqueles que participam da feira não são mais as grandes delegações, mas sim os top managers de 188 países. De acordo com os organizadores, quase 75% dos visitantes tinham poder de decisão de compras; 54% admitiram ter intenção de investimentos, dos quais 29% de imediato e 30% num futuro bem próximo.
“A indústria da comunicação gráfica está constantemente se reinventando e o vento das inovações está direcionando o setor para o trem do futuro” afirmou Claus Bolza-Schunemann, Chairman do Comitê Drupa.