15 de abril de 2019

Novas diretorias em Mato Grosso do Sul

Os empresários das indústrias gráficas sul-mato-grossenses filiados ao SINDIGRAF/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul) e à ABIGRAF-MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Estado de Mato Grosso do Sul) elegeram, no dia (28/03), as novas diretorias, o Conselho fiscal e os Delegados representantes junto à FIEMS e junto à ABIGRAF Nacional das duas entidades para o triênio 2019/2022.

No caso do SINDIGRAF/MS, o novo presidente é o empresário Altair da Graça Cruz, enquanto na ABIGRAF-MS a Presidência continua sob o comando do empresário Julião Flaves Gaúna. Na avaliação de Altair da Graça Cruz, retornar à Presidência do SINDIGRAF/MS, depois de nove anos, é uma demonstração de comprometimento com o segmento em um momento de retomada da economia estadual e nacional.

“Nos próximos três anos, o foco da minha nova gestão é viabilizar cursos de aperfeiçoamento e capacitação no gerenciamento das empresas para torná-las mais competitivas”, destacou o empresário, completando que, no que diz respeito à produção gráfica, a transição do modelo offset, um dos processos de impressão mais utilizados desde a 2ª metade do século XX, para o digital vem ganhando cada vez mais força na impressão comercial, o que se deve às melhorias tecnológicas constantes.

Neste contexto, conforme o novo presidente do SINDIGRAF/MS, pode se dizer que a impressão digital não é um fenômeno novo, mas sim uma tendência cada vez mais importante, à medida que os profissionais das artes gráficas e de outras áreas, como marketing e design, procuram novas formas de chamar a atenção do público.

“Por isso, as mudanças na diferenciação e no valor agregado estão transformando a indústria de impressão e, principalmente, impulsionando a necessidade de tiragens mais curtas de produtos de maior qualidade, com designs únicos e individuais. Nesse sentido, temos de estar atento ao mercado para conhecer as tendências e perceber que o investimento em digitalização não é custo, mas sim um investimento com retorno garantido, se ajustado ao objetivo e à visão empresarial”, avaliou Altair da Graça Cruz.

Já o empresário Julião Gaúna acrescenta que o seu grande desafio à frente da ABIGRAF-MS pelos próximos três anos será fazer com que os empresários do segmento observem quais são as possibilidades da indústria gráfica. “O segmento tem mudado muito na base da impressão e agora temos novos pleitos para fazer com que a indústria gráfica continue viva. Queremos continuar estimulando o empreendedorismo dentro do segmento, que faz parte da cadeia produtiva do Estado e é a mola mestre de qualquer tipo de comunicação”, declarou.

Ele acrescenta que nesse novo mandato pretende dar continuidade ao trabalho de divulgação e qualificação das empresas, levando os empresários às feiras, seminários e palestras, bem como disponibilizar treinamentos para dar condições às indústrias de oferecer um produto de melhor qualidade. “Isso confere mais competitividade para as indústrias e o mercado exige essa atualização constante para sempre estar antenado com os anseios do consumidor”, reforçou.

Fonte: ABIGRAF-MS

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais