A China já é protagonista em setores estratégicos da economia global – e não tem sido diferente na indústria gráfica. Para entender esse cenário em transformação, o oitavo episódio da sexta temporada do Ondas Impressas leva os ouvintes até o Oriente, direto da China Print 2025, a maior feira gráfica da Ásia e uma das mais relevantes do mundo.
Realizada em Pequim entre 15 e 19 de maio, a 11ª edição do evento celebrou os 40 anos da feira com números superlativos: mais de 1.300 expositores de 25 países, 180 mil metros quadrados de área ocupada e mais de 200 mil visitantes.
Para comentar o que viram por lá e analisar o atual momento do maior parque gráfico do mundo, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversaram com Carla Geraldo, especialista técnica da Firjan Senai, e Valter Zanacoli, diretor jurídico da centenária Editora Vozes, diretor tesoureiro da Firjan e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Petrópolis. Ambos integraram a comitiva da Imersão Internacional Gráfico, organizada pela Firjan IEL, que visitou a feira e diversas gráficas chinesas.
No episódio Impressão made in China: potência ou ameaça?, os convidados falaram sobre a evolução dos fabricantes chineses de equipamentos gráficos, destacaram o avanço da automação e da robotização, o tamanho do parque gráfico chinês — estimado em cerca de 100 mil gráficas — e debateram sobre a crescente internacionalização do setor, e como esse movimento pode impactar o mercado brasileiro, especialmente na impressão de livros infantis.
Além disso, Carla e Valter refletiram sobre os aprendizados possíveis para o Brasil, o papel do governo chinês no incentivo à modernização industrial e os desafios (e oportunidades) da nova configuração global da impressão.
Episódio 8 da 6ª temporada Impressão made in China: potência ou ameaça? está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher, e no YouTube, no formato videocast.
Ou então pelo site: www.ondasimpressas.com.br
Para saber mais sobre o Ondas Impressas, acesse:
Instagram: @ondasimpressas LinkedIn: Ondas Impressas X: @ondasimpressas YouTube: @ondasimpressas