19 de dezembro de 2014

Os resultados de 2014

No terceiro trimestre do ano, descontado o padrão sazonal, a indústria gráfica cresceu 7,5% frente aos três meses anteriores. Foi um desempenho surpreendente, considerando que, no período, a indústria de transformação, na qual o setor se insere, recuou 5,1%. A performance superou também (em 6,9%) a produção gráfica de julho a setembro de 2013.

O salto, porém, não reverteu a expectativa de fechar o ano com queda de 1,7% frente a 2013. De fato, no acumulado do ano, há queda de 1,6% na produção até setembro, e o setor não espera reversão dessa tendência nem mesmo em 2015, para quando prevê recuo de 1,1%. Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a indústria de transformação deve cair 2,3% em 2014, porém, crescer 1,3% em 2015. O descolamento explica-se pelas projeções de aumento da massa salarial, variável extremamente sensível para a indústria gráfica e que, segundo o boletim, deverá crescer menos no próximo ano (apenas 2%, contra 3,7%, em 2014).

Os cálculos são do Departamento Econômico da Abigraf, com base na Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O bom desempenho de julho a setembro compensou o impacto negativo da Copa no segundo trimestre e parece ter tido como motor a produção de materiais para as campanhas eleitorais”, afirma Ceregato. Para ele, esses fatores pontuais não autorizam otimismos diante do quadro econômico geral, com retomada do ciclo de alta de juros pelo Banco Central, enfraquecimento do consumo e aumento da inadimplência nas empresas. “No curto prazo, a alta do dólar também exerce efeito negativo, embora possa tornar nossos preços mais competitivos adiante, desde que o controle dos gastos públicos não exerça pressões inflacionárias sobre o câmbio”, diz ele.

Noticias Relacionadas

06 de fevereiro de 2025

Suzano inaugura oficialmente a maior fábrica de celulose em linha única do mundo

A Suzano inaugurou a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, em Ribas do Rio Pardo (MS). A cerimônia, realizada no último dia 5 de dezembro de 2024, contou com a presença de autoridades federais, entre elas, a do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e do presidente da Suzano, Beto Abreu, além de representantes dos governos federal, estadual e municipal, autoridades locais e executivos e executivas da Suzano.

Leia mais
06 de fevereiro de 2025

RD Saúde fecha acordo com a Papirus para aquisição de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem

A RD Saúde, dona das redes Raia e Drogasil, fechou um acordo pioneiro com a fabricante de papel Papirus para aquisição de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem. A ação visa compensar o impacto das embalagens utilizadas em produtos da sua linha Needs, cuja uma das submarcas é a Needs Natos, fundada em 2024 da junção das palavras “natureza” e “atos”, com o intuito de ser sustentável e utilizar ativos e ingredientes naturais nos cosméticos.

Leia mais
06 de fevereiro de 2025

Fedrigoni Special Papers apresenta novos papéis especiais para rótulos Wet-Glue Collection

A Fedrigoni apresentou a coleção Wet-Glue, uma seleção dos seus papéis mais emblemáticos para rótulos, disponíveis em formato de folha para rotulagem com wet-glue. Concebida para ser utilizada nas indústrias de bebidas e alimentos gourmet, a nova gama Wet-Glue Collection apresenta papéis resistentes à umidade com tecnologia de alto desempenho e propriedades de barreira para suportar condições críticas (como gordura e variações de temperatura), além de uma excelente capacidade de impressão.

Leia mais