19 de dezembro de 2014

Os resultados de 2014

No terceiro trimestre do ano, descontado o padrão sazonal, a indústria gráfica cresceu 7,5% frente aos três meses anteriores. Foi um desempenho surpreendente, considerando que, no período, a indústria de transformação, na qual o setor se insere, recuou 5,1%. A performance superou também (em 6,9%) a produção gráfica de julho a setembro de 2013.

O salto, porém, não reverteu a expectativa de fechar o ano com queda de 1,7% frente a 2013. De fato, no acumulado do ano, há queda de 1,6% na produção até setembro, e o setor não espera reversão dessa tendência nem mesmo em 2015, para quando prevê recuo de 1,1%. Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a indústria de transformação deve cair 2,3% em 2014, porém, crescer 1,3% em 2015. O descolamento explica-se pelas projeções de aumento da massa salarial, variável extremamente sensível para a indústria gráfica e que, segundo o boletim, deverá crescer menos no próximo ano (apenas 2%, contra 3,7%, em 2014).

Os cálculos são do Departamento Econômico da Abigraf, com base na Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O bom desempenho de julho a setembro compensou o impacto negativo da Copa no segundo trimestre e parece ter tido como motor a produção de materiais para as campanhas eleitorais”, afirma Ceregato. Para ele, esses fatores pontuais não autorizam otimismos diante do quadro econômico geral, com retomada do ciclo de alta de juros pelo Banco Central, enfraquecimento do consumo e aumento da inadimplência nas empresas. “No curto prazo, a alta do dólar também exerce efeito negativo, embora possa tornar nossos preços mais competitivos adiante, desde que o controle dos gastos públicos não exerça pressões inflacionárias sobre o câmbio”, diz ele.

Noticias Relacionadas

15 de maio de 2025

Europa em foco: o que move a indústria de impressão no Velho Continente

Quais caminhos a impressão vem trilhando na Europa? Quais os impactos das crises econômicas e geopolíticas no setor gráfico do Velho Continente? Como a inteligência artificial e a personalização estão moldando o futuro da comunicação visual? Essas são algumas das perguntas que guiam o sexto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, gravado diretamente de Berlim, durante a Fespa Global Print Expo 2025, realizada entre 6 e 9 de maio.

Leia mais
15 de maio de 2025

Julião Gaúna visita Gráfica Viena

O presidente da Abigraf Nacional, Julião Gaúna, visitou na semana passada a Gráfica Viena, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Leia mais
15 de maio de 2025

Print Paper 2025 reúne fornecedores, gráficos e designers para debater tendências e aplicações para uso criativo do papel

Nos dias 13 e 14 de maio, fornecedores, gráficos e designers se reuniram na sede da Abigraf, em São Paulo, para participar do Print Paper 2025, evento que teve como objetivo apresentar tendências, desafios e possibilidades de aplicações criativas para o uso do papel em diferentes mercados.

Leia mais