27 de outubro de 2020

Outubro Rosa 2020

(Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde)

Com o mote “Cuidado com as mamas, carinho com seu corpo”, o INCA e o Ministério da Saúde aderiram à campanha Outubro Rosa 2020.

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.
A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

Nos últimos anos, o INCA tem trabalhado com a população feminina a importância de “estar alerta” a qualquer alteração suspeita nas mamas (estratégia de conscientização), assim como tem desenvolvido ações com gestores e profissionais de saúde sobre a importância do rápido encaminhamento para a investigação diagnóstica de casos suspeitos e início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

A campanha, que inclui cartazes, folhetos, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente.

Noticias Relacionadas

23 de outubro de 2026

Abigraf e Abro lançam Manual de Contratação de Serviços Gráficos

A Abigraf, juntamente com a Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset) e as gráficas associadas FTD, Oceano e Posigraf, lançaram no último dia 21 de outubro no Manual de Contratação de Serviços Gráficos.

Leia mais
23 de outubro de 2026

Renato Larocca é o entrevistado desta semana na TV Abigraf PrintCast

Inovação, tecnologia e desenvolvimento de embalagens no cenário atual. Estes foram alguns dos assuntos que fizeram parte do episódio da TV Abigraf PrintCast desta semana, que recebeu Renato Larocca, consultor do setor de embalagens com ampla experiência e atuação no mercado brasileiro e no exterior.

Leia mais
23 de outubro de 2026

“Caminhos para a equidade: diversidade de suportes e recursos didáticos” é tema do 6º webinar “A Educação e Seu Papel”

No dia 5 de novembro, das 17h às 19h, acontecerá o 6º webinar A Educação e Seu Papel, realizado pela Two Sides Brasil juntamente com a Abrelivros e Revista Educação.

Leia mais