06 de outubro de 2015

Pacto pela Educação

Um dos destaques do 28º Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica foi o estabelecimento de um Pacto da Comunicação Impressa pela Educação. Conheça, a seguir, o texto desse acordo.

Pacto da Comunicação Impressa pela Educação

As entidades gráficas signatárias da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), participantes do XXIV Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica, decidem instituir o “Pacto da Comunicação Impressa pela Educação”.

Trata-se de compromisso de cada uma das entidades, no sentido de reivindicar em seus respectivos países, políticas públicas eficazes para a melhoria do ensino gratuito, bem como de manter permanente mobilização setorial em prol da educação.

O primeiro ponto a ser defendido é a destinação ao ensino de um percentual do PIB compatível com os desafios locais da educação, para garantir os necessários recursos ao setor.

A meta é garantir acesso a 100 por cento da população em idade escolar às instituições públicas do Ensino Básico.

A educação gratuita para crianças e adolescentes deve ter a meta da excelência.

Também entendemos caber ao Estado garantir que todas as crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública, que comprovadamente não tenham recursos para a compra de material escolar, contem com esses produtos supridos pelo Estado. Isso é essencial para a boa escolaridade e isonomia de oportunidades nas escolas.

Livros e cadernos devem ter tratamento tributário diferenciado em todos os países, preferencialmente com total imunidade dos impostos, incidindo sobre toda a cadeia produtiva e insumos. Tal medida é fundamental para reduzir disparidades no acesso da população, em especial crianças e jovens, a esses dois itens cruciais para o aprendizado e a absorção de cultura e conhecimento.

Este documento será enviado por todas as entidades signatárias aos governos de seus respectivos países, bem como disseminado da maneira mais ampla possível, por meio da mídia.

A Conlatingraf entende que a educação pública de excelência é condição basilar para a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento das nações na região.

Rio de Janeiro, Brasil, 2 de outubro de 2015

Noticias Relacionadas

01 de outubro de 2026

Com apoio da Abigraf, aula magna do PrintLeaders Innovation Business School acontece no dia 8 de outubro, na sede do Google Brasil

Com apoio da Abigraf, o PrintLeaders Innovation Business School terá aula magna no dia 8 de outubro, das 9h30 às 17h30, na sede do Google Brasil, em São Paulo, em parceria com a MadeinWeb e o Google.

Leia mais
01 de outubro de 2026

Abitec anuncia curso “Indicadores que impactam: OEE como ferramenta de competitividade gráfica”, com Kesler Santos

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a Abitec realizará o curso “Indicadores que impactam: OEE como ferramenta de competitividade gráfica”, ministrado por Kesler Santos.

Leia mais
01 de outubro de 2026

O novo episódio da TV Abigraf PrintCast traz Simone Rossi para o centro da conversa!

Nesta semana, a TV Abigraf PrintCast recebeu Simone Rossi, consultora de vendas da Quimagraf, especializada no mercado gráfico, com experiência nos segmentos de máquinas de impressão offset, digital e acabamento, área em que possui maior domínio.

Leia mais