06 de outubro de 2015

Pacto pela Educação

Um dos destaques do 28º Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica foi o estabelecimento de um Pacto da Comunicação Impressa pela Educação. Conheça, a seguir, o texto desse acordo.

Pacto da Comunicação Impressa pela Educação

As entidades gráficas signatárias da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), participantes do XXIV Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica, decidem instituir o “Pacto da Comunicação Impressa pela Educação”.

Trata-se de compromisso de cada uma das entidades, no sentido de reivindicar em seus respectivos países, políticas públicas eficazes para a melhoria do ensino gratuito, bem como de manter permanente mobilização setorial em prol da educação.

O primeiro ponto a ser defendido é a destinação ao ensino de um percentual do PIB compatível com os desafios locais da educação, para garantir os necessários recursos ao setor.

A meta é garantir acesso a 100 por cento da população em idade escolar às instituições públicas do Ensino Básico.

A educação gratuita para crianças e adolescentes deve ter a meta da excelência.

Também entendemos caber ao Estado garantir que todas as crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública, que comprovadamente não tenham recursos para a compra de material escolar, contem com esses produtos supridos pelo Estado. Isso é essencial para a boa escolaridade e isonomia de oportunidades nas escolas.

Livros e cadernos devem ter tratamento tributário diferenciado em todos os países, preferencialmente com total imunidade dos impostos, incidindo sobre toda a cadeia produtiva e insumos. Tal medida é fundamental para reduzir disparidades no acesso da população, em especial crianças e jovens, a esses dois itens cruciais para o aprendizado e a absorção de cultura e conhecimento.

Este documento será enviado por todas as entidades signatárias aos governos de seus respectivos países, bem como disseminado da maneira mais ampla possível, por meio da mídia.

A Conlatingraf entende que a educação pública de excelência é condição basilar para a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento das nações na região.

Rio de Janeiro, Brasil, 2 de outubro de 2015

Noticias Relacionadas

12 de junho de 2025

Abigraf Nacional: 60 anos em prol da indústria de impressão do Brasil

Quanta história cabe em seis décadas? Em uma situação sem precedentes na trajetória da humanidade, assistimos à evolução tecnológica a passos largos, com novidades surgindo e desaparecendo em poucos anos em diversos segmentos de mercado e da indústria. Isso tem moldado e derrubado hábitos, além de transformar nossa cultura e nosso dia a dia.

Leia mais
12 de junho de 2025

Heidelberg inaugura Home of Print e reafirma liderança em seus 175 anos

A Heidelberger Druckmaschinen AG, um dos pilares da indústria gráfica mundial, celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais. O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.

Leia mais
12 de junho de 2025

Mauricio Ferreira é o convidado do novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf

Já está no ar o novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf apresentando, como convidado, o Country Manager na HP Brasil Mauricio Ferreira, reconhecido pela habilidade em transformar desafios em oportunidades, liderar times de alta performance e impulsionar o crescimento de mercado em ambientes dinâmicos e altamente exigentes.

Leia mais