13 de maio de 2022

Parceria entre Sigep/Abigraf-PR e Senai dá frutos na formação de mão de obra para setor gráfico

A parceria entre o Sigep/Abigraf-PR e o Senai-PR na formação de mão de obra para o setor gráfico vem trazendo resultados. Depois da primeira Trilha Formativa, com cursos rápidos realizados em fevereiro e março deste ano, já está em andamento a segunda trilha, com cursos que vão até julho e participação de colaboradores das gráficas paranaenses.

As Trilhas Formativas são compostas por cursos criados em parceria entre o Sigep/Abigraf-PR e o Senai com o objetivo de potencializar o uso da Escola Gráfica do próprio Senai. A definição dos temas teve ainda a contribuição de empresários do setor gráfico, que expuseram as principais carências na formação de mão de obra.

Os cursos, geralmente com duração entre 10 e 20 horas, são focados em temas pontuais no dia a dia de quem trabalha no setor, como orçamento, técnicas de vendas, planejamento, qualidade, entre outros.

Mais informações: https://www.sigep.org.br/

Noticias Relacionadas

02 de julho de 2026

Prêmio Fornecedores do Ano 2026: chegou o momento de fazer sua indicação!

Atenção, gráficas de todo o Brasil! Chegou a hora de indicar os melhores fornecedores de soluções do mercado para o Prêmio Fornecedores do Ano 2026. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia do 34º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, realizada pela Abigraf Nacional.

Leia mais
02 de julho de 2026

Participe da Pesquisa “Desempenho da Indústria Gráfica”

A Abigraf Nacional está lançando a pesquisa “Desempenho da Indústria Gráfica”, que tem como objetivo monitorar a performance econômica, as expectativas de produção e as condições de emprego em nosso setor, com foco na geração de indicadores setoriais de curto prazo.

Leia mais
02 de julho de 2026

O novo episódio da TV Abigraf PrintCast traz uma conversa inspiradora sobre liderança, associativismo e o fortalecimento da indústria gráfica brasileira!

Cidnei Luiz Barozzi, atual presidente da Abigraf-SC, é o convidado do episódio da semana na TV Abigraf PrintCast.

Leia mais