12 de abril de 2024

Pesquisa aponta aumento na intenção de investir por parte das empresas, indica Fiesp

A Fiesp divulgou a Pesquisa de Intenção de Investimento para 2024 a qual, como novidade, apontou o crescimento no interesse por parte das empresas em realizar investimentos.

O levantamento, realizado de 31 de janeiro a 8 de março deste ano com 403 indústrias, indicou que, entre as empresas de todos os portes, a proporção daquelas que pretendem investir em 2024 é maior do que em 2023: 78% entre as grandes, 60% entre as médias e 43% entre as pequenas empresas pretendem investir em 2024.

Além disso, 57% das empresas industriais pretendem investir neste ano e 5,1% destas devem ampliar o investimento em relação ao faturamento – em comparação a 4,4% do ano passado (2023).

Segundo a Pesquisa da Fiesp, os recursos dos investimentos serão provenientes prioritariamente de fontes das próprias empresas, havendo, todavia, expectativa de reduzir a parcela de recursos próprios e praticamente triplicar a parcela dos investimentos com recursos provenientes de linhas com recursos públicos, como BNDES, em máquinas e equipamentos, inovação e P&D.

Para as pequenas e médias empresas, entre as necessidades que motivam esses novos investimentos está, principalmente, a substituição de máquinas e equipamentos obsoletos, seguida por inovação em processos e reformas nas instalações, em sintonia com seu principal objetivo do investimento, que é o aumento da produtividade.

Já entre as grandes companhias, há predominância do objetivo de expansão de mercado, aumento da planta industrial, inovação em processos e aquisição de máquinas e equipamentos para ampliação da capacidade.

Freio

Por fim, a Pesquisa também apontou que a alta carga tributária pode ser o principal impeditivo para a realização desses novos investimentos. Entre as pequenas empresas, um possível “freio” que poderá conter investimentos também está relacionado à dificuldade de acesso a linhas do BNDES pelo sistema bancário.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais