28 de outubro de 2016

Pesquisas do TSE confirmam o impacto positivo da Campanha Vote no Impresso

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) lançou, em julho deste ano, a Cartilha Vote no Impresso, que busca promover a comunicação impressa nas eleições municipais de 2016. Devido às mudanças na legislação da campanha eleitoral, esse formato ganha mais importância como mídia de interação com o eleitorado.

“A cartilha é apartidária e eminentemente técnica, focada em orientar políticos, assessores, candidatos e agências de propaganda a dialogar com eficácia com a sociedade, por meio da comunicação impressa utilizada em campanhas eleitorais: santinhos, adesivos, colinhas, entre outras peças”, comenta Levi Ceregato, presidente da ABIGRAF Nacional e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP).

Informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram a expectativa da ABIGRAF em relação ao impacto provocado na indústria gráfica com as mudanças nas regras eleitorais. De acordo com os números coletados até 22 de setembro, os candidatos gastaram R$ 174,5 milhões em impressos, cerca de 20% da despesa total com a campanha.

Com as mudanças nas regras para a propaganda, os candidatos a prefeito e vereador investiram mais em materiais impressos. Esse foi o motivo para a ABIGRAF Nacional lançar a campanha Vote no Impresso, composta por uma cartilha informativa sobre as regras para a produção de material publicitário e uma série de ações estratégicas, com o objetivo de potencializar o marketing político com peças gráficas.

“Esse trabalho é reflexo da nossa política de atuação, fomentando negócios para o setor gráfico a partir de uma legislação que beneficia o candidato, nosso setor e a sociedade”, comenta Sidney Anversa Victor, presidente da ABIGRAF-SP.

O total investido na comunicação impressa, R$ 879 milhões, é bem superior ao segundo meio mais utilizado pelos candidatos, os programas de rádio e TV, que consumiram R$ 74 milhões. Já́ a publicidade por meio de adesivos somou R$ 64,8 milhões; as atividades de militâncias nas ruas ficaram com R$ 51,4 milhões; a publicidade por carros de som com R$ 33,7 milhões; e a produção de jingles, vinhetas e slogans com R$ 16 milhões.

Noticias Relacionadas

05 de junho de 2026

Abigraf, ApexBrasil, Messe Düsseldorf e Emme Brasil anunciam apoio para empresas brasileiras exporem na Drupa

A ApexBrasil, a ABIGRAF, a Messe Düsseldorf e a Emme Brasil se uniram para levar empresas brasileiras para a Ilha Brasil, um espaço exclusivo dentro da Drupa 2028.

Leia mais
05 de junho de 2026

Marcos Dybas, presidente do Sigep/Abigraf-PR, é condecorado pela Fiep-PR com a medalha do Mérito Industrial

O presidente do Sigep/Abigraf-PR, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e diretor da Delta Rótulos e Etiquetas, Marcos Dybas, foi condecorado no último 1º de junho com a medalha do Mérito Industrial.

Leia mais
05 de junho de 2026

Abigraf-MG e SIGEMG são novamente destaque pelas boas práticas sindicais pela FIEMG em 2026!

O ano de 2026 tem sido marcado por importantes conquistas para o setor gráfico mineiro. Mais uma vez, a Abigraf-MG e o SIGEMG vêm se destacando pelo compromisso com a representatividade empresarial, pela promoção do desenvolvimento da indústria gráfica e pela realização de ações que geram resultados concretos para as empresas do segmento.

Leia mais