28 de outubro de 2016

Pesquisas do TSE confirmam o impacto positivo da Campanha Vote no Impresso

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) lançou, em julho deste ano, a Cartilha Vote no Impresso, que busca promover a comunicação impressa nas eleições municipais de 2016. Devido às mudanças na legislação da campanha eleitoral, esse formato ganha mais importância como mídia de interação com o eleitorado.

“A cartilha é apartidária e eminentemente técnica, focada em orientar políticos, assessores, candidatos e agências de propaganda a dialogar com eficácia com a sociedade, por meio da comunicação impressa utilizada em campanhas eleitorais: santinhos, adesivos, colinhas, entre outras peças”, comenta Levi Ceregato, presidente da ABIGRAF Nacional e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP).

Informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram a expectativa da ABIGRAF em relação ao impacto provocado na indústria gráfica com as mudanças nas regras eleitorais. De acordo com os números coletados até 22 de setembro, os candidatos gastaram R$ 174,5 milhões em impressos, cerca de 20% da despesa total com a campanha.

Com as mudanças nas regras para a propaganda, os candidatos a prefeito e vereador investiram mais em materiais impressos. Esse foi o motivo para a ABIGRAF Nacional lançar a campanha Vote no Impresso, composta por uma cartilha informativa sobre as regras para a produção de material publicitário e uma série de ações estratégicas, com o objetivo de potencializar o marketing político com peças gráficas.

“Esse trabalho é reflexo da nossa política de atuação, fomentando negócios para o setor gráfico a partir de uma legislação que beneficia o candidato, nosso setor e a sociedade”, comenta Sidney Anversa Victor, presidente da ABIGRAF-SP.

O total investido na comunicação impressa, R$ 879 milhões, é bem superior ao segundo meio mais utilizado pelos candidatos, os programas de rádio e TV, que consumiram R$ 74 milhões. Já́ a publicidade por meio de adesivos somou R$ 64,8 milhões; as atividades de militâncias nas ruas ficaram com R$ 51,4 milhões; a publicidade por carros de som com R$ 33,7 milhões; e a produção de jingles, vinhetas e slogans com R$ 16 milhões.

Noticias Relacionadas

11 de julho de 2025

Abigraf-RS prepara o 1º Road Show Impress Conexão RS

De 11 a 13/09, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (Av. Assis Brasil, 8787) será palco do 1º Road Show Impress Conexão RS. Promovido pela Abigraf-RS, o evento será uma grande oportunidade para networking, novas parcerias e negócios. Inscrições em breve!

Leia mais
11 de julho de 2025

ABIGRAF cumpre agenda em Brasília

A ABIGRAF esteve nesta semana cumprindo uma importante agenda de compromissos em Brasília.

Leia mais
10 de julho de 2025

Com foco na demanda por pequenas tiragens, Unigraf investe em impressora digital AccurioPrint C4065

O mercado gráfico não para de mudar – e essas mudanças exigem adaptações que muitas vezes envolvem investimentos em novas tecnologias de impressão.

Leia mais